|

Incêndio na Madeira: cenário dantesco na ilha













O vice-presidente da câmara do Funchal, responsável pela Proteção Civil municipal, afirmou que o fogo que deflagrou na zona do Palheiro Ferreiro está dado como "circunscrito e controlado", confirmando que arderam duas residências e existem duas dezenas de habitações afetadas.

"O fogo desde as 3:00 está perfeitamente controlado" mas "permaneceram no terreno dezenas de bombeiros para situações de reacendimento e em algumas zonas proceder ao rescaldo. Foi uma noite muito trabalhosa, mas o fogo foi declarado circunscrito e controlado pelo comandante", afirmou Bruno Pereira à Agência Lusa.

Num balanço provisório, o autarca adiantou que no Regimento de Guarnição n3 do Funchal, que foi preparado para receber eventuais desalojados, "deram entrada esta noite 16 pessoas", ressalvando que "isto não significam que ficaram sem residência".

"Confirmadas estão duas casas que arderam, uma no Palheiro Ferreiro e outra na estrada antiga do Aeroporto, e uma terceira que ficou parcialmente destruída, designadamente, a cozinha, que sofreu grandes prejuízos, mas os residentes até permaneceram esta noite na sua casa", adiantou.

Bruno Pereira referiu que "existem outras duas dezenas de habitações afetadas, porque o fogo causou prejuízos em anexos, galinheiros e jardins", entre outros equipamentos

O responsável confirmou que "as equipas da Cruz Vermelha, Câmara do Funchal e Segurança Social estão no terreno", com contactos "porta-a porta, para inteirar-se das situações e dar apoio psicológico".

Novo incêndio em Águas Mansas

O presidente do Serviço Regional da Proteção Civil da Madeira disse hoje que esta manhã existe um outro foco de incêndio na zona das Águas Mansas, no concelho de Santa Cruz, que "está a preocupar mais" os bombeiros.

"Aquela situação não vai ser nada fácil", declarou Luís Néri à agência Lusa, explicando que este incêndio "está com muita atividade devido ao vento e está a subir em direção à Lagoa do Santo da Serra".

Luís Néri adiantou que, neste momento, cerca das 09:00, não está a colocar quaiquer habitações em perigo porque está a lavrar "só em mato", estando no local 15 bombeiros, apoiados por cinco viaturas, "mas pode ter de ser reforçado", até porque está a cerca de um quilómetro da Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da Meia Serra.

Sobre a situação do fogo de grandes dimensões que deflagrou ao inicio da noite de quarta-feira na zona do Palheiro Ferreiro/Choupana, disse que "tem havido pequenos reacendimento, mas sem preocupação, e que continuam a ser atacados pelas corporações de bombeiros do Funchal, com reforços de Santana e Câmara de Lobos", sendo um sinistro "controlado".

Quanto aos focos que estão a ser combatidos no concelho da Calheta, na zona Oeste da ilha, desde terça-feira, Luis Néri, referiu que as duas frentes que arderam quarta-feira nas zonas da Massapez e Ponta do Pargo, foram extintas, mas o vento mudou de direção e o fogo "está agora virado para as Achadas da Cruz".

"Temos o efetivo praticamente todo no terreno, as equipas foram renovadas", sublinhou.

O responsável mencionou existir ainda outro incêndio no sítio de São Paulo, concelho da Ribeira Brava, "mas é relativamente pequeno e está a ser combatido por três bombeiros e uma viatura, meios que disse serem para já suficientes.

Os bombeiros da Ribeira Brava, apoiados por elementos das corporações de São Vicente e Porto Moniz, continuam também a combater o fogo na zona da Encumeada, mencionou.

Desde terça-feira que as várias corporações de bombeiros da Madeira estão envolvidas no combate a diversos fogos em mato e floresta nos concelhos da Calheta, Ribeira Brava, Funchal e Santa Cruz.

Os dois focos mais graves foram os da Calheta, onde os residentes de mais de uma dezena de habitações em perigo tiveram de ser evacuados, e o que destruiu uma grande área das serras a Leste do Funchal, havendo notícias ainda não confirmadas pelas autoridades de casas destruídas e o deslocamento de centenas de pessoas que vivem naquela zona da capital madeirense.

Segundo o Governo madeirense, que ativou o Plano Regional de Emergência, no hospital do Funchal não deu entrada qualquer queimado, apenas "algumas pessoas devido a problemas de inalação de fumos e ataques de pânico".

O Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, desloca-se hoje à Madeira e enviou um C-130 com apoio, com uma força conjunta de 91 operacionais para apoiar os bombeiros da região.

Judiciária investiga fogo

Todo o Departamento de Investigação Criminal do Funchal da Polícia Judiciária (PJ) está mobilizado para apurar as circunstâncias em que ocorreu o incêndio com origem no Palheiro Ferreiro, concelho do Funchal, revelou à agência Lusa o coordenador.

"Neste momento, o que posso dizer é que o departamento está totalmente mobilizado e estamos a investigar", afirmou Ricardo Silva.

O presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, afirmou que a dispersão dos fogos faz "suspeitar de fogo posto".

DN Madeira - edição 19.Jul.2012

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Posted by por AMC on 10:09. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Incêndio na Madeira: cenário dantesco na ilha"

Leave a reply