|

FMM Sines 2012: tudo o que precisa saber sobre a edição deste ano


O FMM Sines – Festival Músicas do Mundo, por muitos considerado o maior evento de “world music” e outras músicas realizado em Portugal, regressa a Sines entre 19 e 28 de julho. O alinhamento de concertos junta nomes consagrados como Hugh Masekela, Mari Boine, Béla Fleck, Oumou Sangaré, Tony Allen e Marc Ribot a novas estrelas como Fatoumata Diawara e Bombino. O grupo africano Staff Benda Bilili (um regresso, depois da atuação em 2010) é a “aquisição” de última hora.

Ao todo são 35 concertos com músicos dos cinco continentes e uma infinidade de estilos musicais repartidos por dois períodos principais: 19 a 21 de julho (primeiro fim de semana), com espetáculos no palco histórico do Castelo, e 25 a 28 de julho (segundo fim de semana), com espetáculos no Castelo e no palco do Pontal, montado junto à Praia Vasco da Gama. As iniciativas paralelas decorrem, em contínuo, entre 19 e 28 de julho, e no dia 24 de julho realiza-se um concerto especial no Centro de Artes de Sines.


Mais música no primeiro fim de semana
As noites de 19, 20 e 21 de julho, primeiro fim de semana do festival, serão este ano mais intensas, com quatro concertos, em vez de apenas três. O último concerto de cada dia, já em “after-hours”, será orientado para a dança.

Nova localização do palco da Av. Vasco da Gama
O palco gratuito junto à Praia Vasco da Gama terá este ano uma localização diferente, encostado ao rochedo conhecido em Sines como “Pontal”. A mudança deve-se às obras do Programa de Regeneração Urbana, em curso na Av. Vasco da Gama até junho do próximo ano. Estas obras na frente marítima de Sines estão a transformar a Av. Vasco da Gama num grande passeio público vocacionado para os peões e para as atividades de cultura e lazer, beneficiando também o FMM Sines a partir de 2013.

Um dia de música totalmente gratuito
Quarta-feira, 25 de julho, noite inaugural do segundo fim de semana, terá um formato especial, com dois concertos (um no Castelo e outro junto à praia), ambos de entrada livre.
 O artigo na íntegra, com a antevisão, programa, horários e vídeos para continuar a ler, claro, na Fest Magazine: AQUI.

# Site oficial

Posted by por AMC on 22:09. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "FMM Sines 2012: tudo o que precisa saber sobre a edição deste ano"

Leave a reply