|

Festival Folk Celta 2012: sonoridades que se voltam a cruzar em Ponte da Barca, durante 10 e 11 de Agosto


Está aí e em Agosto a 5ª edição do Festival FolkCelta de Ponte da Barca.
Mais uma vez e com entrada livre apresentam-se artistas em formas de interpretar a Música Popular!
Este festival pretende, à semelhança das edições anteriores, ser o veículo para o cruzamento de sonoridades musicais folk e celtas, contando para o efeito, com a participação de grupos vindos especialmente de Portugal e Espanha.

O cartaz deste ano é prova disso mesmo com a presença de músicos portugueses, polacos e espanhóis, além de uma feira alternativa e de uma série de atividades paralelas aos espetáculos. A decorrer na Praça Terras da Nóbrega (antigo Campo da Nucha), um novo espaço concebido pela autarquia para a realização de espetáculos e outros eventos nas margens do Vade em Ponte da Barca, o festival é uma das apostas do atual executivo barquense justificada pelo Presidente da Câmara, Vassalo Abreu, “na divulgação do património tradicional e cultural do concelho que tem fortes ligações à cultura celta, como já acontece, também, com os Congressos Transfronteiriços de Cultura Celta que levamos a cabo desde 2006”.

O CARTAZ

Sexta-feira | 10 de Agosto

O Festival arranca no dia 10 de Agosto com um espetáculo teatral no Largo do Curro (21h30) seguido do concerto dos portugueses Magmell, cujas raízes passam principalmente pela música Irlandesa, Celta e música da Península Ibérica. Do seu repertório fazem parte temas tradicionais e alguns originais, que criam um ambiente mágico com uma sonoridade muito viva e animada. Os Briganthya, uma das mais representativas bandas do País Basco - Espanha, são o grupo que se segue. Ao longo de mais de uma década de percurso têm cimentado junto do público e da crítica a reputação de grandes concertos com excelentes músicos que promovem um casamento perfeito entre o rock, a pop e a música folk e celta. Em Ponte da barca apresentarão o seu último álbum “Destino: Nuevos Aires” que marca um novo ponto na carreira do grupo com a introdução de uma nova vocalista.

Para encerrar o primeiro dia de festival chegam-nos da Polónia os Beltaine, um dos mais entusiasmantes projetos musicais europeus. O seu som único nasce da apetência natural dos seus membros para a mistura perfeita da música tradicional celta com os sons contemporâneos. Os seus concertos são uma mistura explosiva de improviso, espontaneidade, paixão e uma interação permanente com a audiência.

Sábado | 11 de Agosto

O segundo dia de festival é inaugurado pelos portugueses José Barros e Navegante com Isabel Silvestre, Rui Júnior e José Manuel David. O grupo Navegante nasce em 1993 e funde-se com o percurso do seu fundador José Barros, um dos mais estimulantes dinamizadores da música tradicional portuguesa.

Ponte da Barca acolhe neste festival um alinhamento único, onde os Navegante são acompanhados por três grandes nomes: Isabel Silvestre (Grupo de Cantares de Manhouce), Rui Júnior (Tocá Rufar e Ó que som que tem) e José Manuel David (Gaiteiros de Lisboa), onde o público poderá assistir ao revisitar de grandes temas do cancioneiro tradicional português e outros originais.

De seguida, o palco está reservado para os Quempallou, grupo galego com mais de dez anos de existência, que tem levado a excelência da sua música e da sua herança aos quatro cantos da Europa. Em Ponte da Barca vão apresentar o seu novo álbum “Vellas Novas” que assenta na raiz da tradição musical galega com uma sonoridade característica apoiada nas percussões tradicionais, no acordeão, nas cordas, nas gaitas e claro, na voz.

O encerramento do festival estará a cargo dos portuenses Pé na Terra, que nos visitam após a sua atuação em 2009 em que terminaram o espetáculo fora do palco, a tocar e a dançar com o público. Os Pé na Terra geram sempre atuações e concerto únicos, pela dinâmica da renovação da música tradicional e pela empatia imediata que estabelecem com o público.

Feira Alternativa com diversas actividades

Paralelamente aos espetáculos musicais e após o sucesso dos anos anteriores decorrerá, no mesmo espaço, uma Feira Alternativa, onde o público poderá usufruir de Yoga, Reiki, Massagens Terapêuticas, compra de produtos alternativos, danças orientais e danças do mundo, acupuntura entre muitas outras atividades. A feira funcionará a partir das 15h00, durante os dois dias de festival. Recorde-se que o Festival Folk/Celta de Ponte da Barca tem apostado em novos e consagrados nomes do fenómeno musical das áreas folk e celta, e nas quatro edições anteriores contou com nomes como Uxia, Susana Seivane, Berrogueto, Toques do Caramulo, Galandum Galundaina, Luar na Lubre, Brigada Victor Jara, Adufe, Judith Mateo, entre muitos outros.

Os espetáculos têm início às 22h00, e o bilhete é de 3€/dia ou 5€ quando adquirido previamente para os dois dias. link

Cf. Cartaz

Posted by por AMC on 22:13. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Festival Folk Celta 2012: sonoridades que se voltam a cruzar em Ponte da Barca, durante 10 e 11 de Agosto"

Leave a reply