|

Semana fértil em mais medidas de austeridade: - dia 8 Abril

Semana de declarações contraditórias no Governo:

via SIC Notícias - 08.04.2012

Do lado da maioria, esta foi uma semana particularmente difícil com muitas declarações contraditórias e algumas decisões tomadas em segredo. O congelamento das reformas antecipadas, o regresso aos mercados no próximo ano e os cortes nos subsídios de férias e de Natal [Cf. aqui e aqui] marcaram uma semana política confusa e com muitas críticas da oposição.

Mas pior: além das contradições, a semana foi fértil em novas medidas de austeridade:

 http://maggiespocket.blogspot.pt/2012/04/da-serie-diarios-da-crise-em-portugal_04.html

O ministro da Solidariedade Social, Pedro Mota Soares, vai apresentar esta segunda-feira aos parceiros sociais um pacote com alterações legislativas relativas ao subsídio de doença, rendimento social de inserção e subsídio de maternidade, entre outros.
Áudio Mota Soares: Quem está em subsídio de doença não pode receber mais
http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=57036
http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=31&did=56946
http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=31&did=56899
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=548835

Dia 31 de Março:
Quem tem carro, vai preso ou recusa trabalho perderá o Rendimento Social de Inserção link 
http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=24&did=56790 
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=548835
Dia 2 de Abril:
Governo quer reduzir subsídio por doença na próxima semana link
http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=57036
http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=31&did=56899 
[clipping]
Governo quer limitar subsídio por morte a 2500 euros link
Dia 5 de Abril:
estão proibidas todas as reformas antes dos 65 anos a partir de amanhã e até 2014 link

Ministro explica cortes nas baixas médicas
Renovação automática do RSI deve acabar


[ANTECEDENTES]

http://videos.sapo.pt/lKeNHIjnzEwZI8CY1j8r
A Segurança Social está sem dinheiro para ajudar pessoas em situação de carência social grave. Cidadãos com rendimentos inferiores a 190 euros não recebem auxílio. Contactado pela SIC, o Governo remeteu para o Instituto da Segurança Social que, recordo, disse ao jornal Público que os casos mais urgentes de pessoas que recebem menos de 190 euros estão a ser resolvidos. Recordo também que o Orçamento do Estado para 2012 previa um reforço das verbas para acorrer a situações deste tipo.
11 de Novembro: durante o segundo dia de discussão do Orçamento do Estado para 2012, o ministro da Segurança Social garantia que ia apoiar os mais pobres, com o aumento das pensões mais baixas e dos subsídios para casais desempregados. Mas logo ali se sucederam as críticas da oposição e as acusações de insensibilidade social do Executivo [VER VÍDEO]. Aliás, o debate no Parlamento aqueceu com a intervenção do deputado comunista Jorge Machado.O tom exaltado da intervenção levou o Presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Segurança Social a tentar acalmar os ânimos. Na resposta às críticas do deputado comunista, o ministro Pedro Mota Soares defendeu que não admite que seja questionada a sua consciência social [VER VÍDEO].
17 de Dezembro: numa entrevista ao Correio da Manhã, o primeiro-ministro diz que daqui a 20 anos ele próprio só terá direito a pouco mais de metade da reforma e que a perda de qualidade de vida dos reformados é inevitável, especialmente para os que deixarem de exercer uma actividade complementar. Diz também que o plafonamento e os novos tectos máximos, então anunciados pelo ministro da Segurança Social «não são para já», e aconselha os futuros reformados a fazerem poupanças para compensarem os cortes nas reformas [VER VÍDEO].

Posted by por AMC on 20:47. Filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Semana fértil em mais medidas de austeridade: - dia 8 Abril"

Leave a reply