|

Entretanto, nos EUA: índios vão receber mil milhões de dólares por terras usurpadas, após disputa centenária

Leio no Público:

Os Estados Unidos aceitaram entregar cerca de mil milhões de dólares (762 milhões de euros) a 41 tribos ameríndias, naquela que é a resolução de um contencioso sobre a utilização de terras nativas e exploração das respectivas matérias-primas. O montante, no valor final de 1023 milhões de dólares (780 milhões de euros) coloca um ponto final a uma disputa que se arrasta há mais de 100 anos e a uma negociação de 22 meses entre as tribos nativas americanas e o governo federal norte-americano.


Este acordo põe termo a “um longo litígio que pesa sobre os queixosos e sobre os EUA”, afirmou o departamento de Justiça em comunicado. E "resolve, de forma justa e honrada, as queixas históricas [dos nativos americanos] sobre a gestão de fundos alocados às tribos, sobre as suas terras e outros recursos não financeiros que foram, durante muito tempo, uma fonte de conflito entre as tribos índias e os EUA”, escreveu o Procurador de Justiça dos Estados Unidos, Eric Holder.
Além disso, “reforça a relação do governo com as populações tribais e continua a estabelecer uma relação de trabalho positiva com os seus dirigentes, e dá mais poder às comunidades ameríndias”, declarou por seu lado o secretário da Justiça, Ken Salazar.
O montante da compensação será debitado de um fundo especial destinado precisamente a pagar acordos financeiros em litígios em que esteja envolvido o governo federal.
Sabe-se igualmente que continuam em aberto dezenas de casos que aguardam compensações.
De acordo com Gary Hayes, líder da Tribo Ute, das montanhas com o mesmo nome (estado do Colorado), este acordo irá permitir às tribos ressarcidas suprirem décadas de financiamentos inadequados e melhorar as infra-estruturas, o sistema de saúde e a segurança das comunidades ameríndias, indica a AP.
“As sementes que plantamos hoje irão servir-nos no futuro e continuar a servir as gerações vindouras”, acrescentou Hayes.
Sabe-se que a Tribo Ute vai receber cerca de 42 milhões de dólares e não é sequer uma das que vão receber mais. Há tribos que irão embolsar cerca de 150 milhões de dólares. Mas também há outras, como a Tribo Nooksack (estado de Washington), que receberão muito menos: 25 mil dólares, neste caso.

Posted by por AMC on 18:01. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Entretanto, nos EUA: índios vão receber mil milhões de dólares por terras usurpadas, após disputa centenária"

Leave a reply