|

Dois sintomas perturbadores de um Portugal alterado

No Expresso, de hoje, leio isto:

A administração da Bulhosa Livreiros suspendeu hoje de manhã Rui Roque, o trabalhador que surgiu, na reportagem da SIC, a denunciar a atual situação de salários em atraso na empresa, no âmbito da ação de protesto que decorreu durante a abertura da Feira do Livro de Lisboa. (...) Rui Roque indicou ao Expresso que já fora suspenso em outubro passado, devido a um comentário que efetuara no Facebook, tendo regressado em fevereiro.

e também leio isto:
Um membro do Movimento Sem Trabalho foi chamado quinta-feira à Divisão de Investigação Criminal da PSP, constituído arguído e acusado de "crime de desobediência", porque, a 6 de Março - Dia Mundial do Desempregado -, participou numa manifestação de "quatro elementos que tentaram distribuir panfletos sobre as acções dos Sem Trabalho à porta do Centro de Emprego do Conde de Redondo", em Lisboa, conta Ana Rajado, uma das dirigentes do movimento.
A porta-voz da PSP, Carla Duarte, argumenta que perante a lei "duas pessoas já fazem uma manifestação" e que "a PSP não tem de justificar a sua actuação". (...) A PSP invoca o Decreto-Lei n.º 406/74 e um parecer da Procuradoria Geral da República de 1989 que indica que "manifestação será o ajuntamento em lugar público de duas ou mais pessoas com consciência de explicitar uma mensagem dirigida a terceiros". A legislação de 1974 também diz que "incorrerão nas penalidades do crime de desobediência" quando "as pessoas forem surpreendidas armadas" (artigo 8). Neste caso, os panfletos terão sido a 'arma do crime'?  [Cf. AQUI]

Num só dia, dois casos diferentes. Dois absurdos idênticos na raiz e, por isso mesmo, dignos do mesmo alarme. Que está a acontecer a a Portugal? Que país é este, a cada dia que passa mais irreconhecível?

Posted by por AMC on 20:01. Filed under , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Dois sintomas perturbadores de um Portugal alterado"

Leave a reply