|

Cúpula das Américas: Dilma mais focada nos investidores do que nos líderes políticos

Leio na Agência Globo:

Preocupada com a repercussão negativa no exterior das últimas medidas de defesa comercial anunciadas pelo governo brasileiro, a presidente Dilma Rousseff [Cf. agenda] tentará mudar a situação nos discursos que fará, neste sábado, durante a abertura da reunião de chefes de Estado das Américas e no encontro entre empresários da região em Cartagena, na Colômbia. Àqueles que afirmam que o Brasil é um país protecionista, a presidente Dilma dirá que qualquer empresa, desde que instalada no Mercosul, não apenas no país, terá direito a incentivos fiscais e preferência nas compras governamentais.
O tema da VI Cúpula das Américas é "Conectando as Américas: parceiros para a prosperidade" e tem como foco o papel da integração física, cooperação regional, pobreza e desigualdade, segurança cidadã, desastres e acesso a tecnologia para alcançar desenvolvimento e superar desafios.
Dilma abrirá a reunião ministerial ao lado dos presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Colômbia, Manuel Santos [Cf. Brasil e EUA serão destaque na Cúpula]. 

Mais do que os líderes do continente que estarão presentes na edição colombiana da Cúpula das Américas, o principal foco de Dilma serão os homens de negócios e investidores da região.
De acordo com um interlocutor com acesso ao Palácio do Planalto, na visita que fez aos Estados Unidos, na semana passada, a presidente ficou intrigada com a interpretação que tem sido feita pelos empresários americanos das últimas ações do Brasil.
A presidente Dilma justificará as medidas de defesa comercial - como o aumento dos tributos vinculados à importação, principalmente de produtos exportados pelos chineses - e dirá que o Brasil está aberto a investimentos estrangeiros.

Posted by por AMC on 08:52. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Cúpula das Américas: Dilma mais focada nos investidores do que nos líderes políticos"

Leave a reply