|

Aviso à navegação!

Passou na SIC Notícias:

A Associação de Defesa do Consumidor recebeu nos últimos meses mais de 150 denuncias contra uma empresa proprietária de várias clínicas de fisioterapia, na área da Grande Lisboa. A empresa é suspeita de angariar clientes, de forma ilegítima. A Entidade Reguladora da Saúde abriu uma investigação e já enviou o caso para a Procuradoria-Geral da República [VER VÍDEO AQUI].

O Conexão lamenta a aparente minudência deste post, mas acontece que diante da situação que se vive em Portugal o assunto adquire contornos revoltantes.
Trabalhar e ganhar dinheiro está difícil, em Portugal, mas isso não justifica que se sobreviva a qualquer preço. Eleger como alvo reformados e idosos – obviamente mais receptivos a tudo o que prometa aliviar-lhes dores e problemas de saúde –, abordá-los em casa e na rua e coagi-los a pagarem verbas que nem têm, ou lhes fazem falta para viver é, no mínimo, abjecto. Assistir à reportagem embrulha o estômago. É de deixar o queixo caído ouvir a hipocrisia das respostas de uma tal Linda Borges da Silva, relações públicas da Nuclitarget (também conhecida por Nuclivida), à jornalista. Confrontada com os factos, ela rejeita a ideia de que a clínica seja agressiva nas vendas e, com todo o desplante, diz orgulhosa: «somos diferentes». Eu diria antes que são execráveis!

A reportagem explica que a actividade da suposta clínica (aberta à cerca de dois anos) vai ser investigada pela Procuradoria, mas o facto é que já em Abril do ano passado o Correio da Manhã noticiava que a DECO recebia queixas de lesados desde Março de 2010.


crédito: Correio da Manhã
A 12 de Abril de 2011, o jornal escrevia:

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) está a investigar a clínica de fisioterapia Nuclitarget, em Lisboa, por angariar clientes de forma ilegítima. Segundo Jorge Simões, presidente da ERS, "as pessoas são contactadas telefonicamente pela clínica para fazer um rastreio, mas no final acabam por pagar centenas de euros em sessões de fisioterapia ou massagens". A entidade reguladora está a investigar três queixas.

Três dias depois acrescentava:

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor recebeu, desde Março de 2010, 62 queixas de idosos contra a Nuclitarget, empresa com clínicas de fisioterapia em Lisboa e Odivelas. As reclamações foram feitas após a celebração de contratos no valor de 1450 euros para compra de um aparelho que "cura quase todas as doenças". (...) A Deco reencaminhou o processo para a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica. Já Fonte do Ministério da Economia informou que a ASAE vai analisar as denúncias.


Se a Entidade Reguladora da Saúde estava a investigar desde o ano passado, reencaminhou o processo para a ASAE e o Ministério da Economia garantiu que as denuncias seriam analisadas, como explicar que a clínica tenha continuado alegremente de portas abertas, com oportunidade para, entretanto,  prejudicar mais idosos, como aqueles que agora se somam ao rol de queixosos e contam a sua triste história na reportagem?
Oxalá a Procuradoria-geral seja mais rápida. Até que as devidas providência legais sejam tomadas resta o alerta emitido pela DECO. Que este post se junte à reportagem e ajude a prevenir novos incautos!

ACTUALIZAÇÃO: PGR e ASAE investigam as burlas [vídeo aqui].

Posted by por AMC on 23:37. Filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Aviso à navegação!"

Leave a reply