|

"Vida à Terra"

por Marina Silva *

Dia do Índio, com a péssima notícia do avanço da PEC 215, pela qual os parlamentares pretendem controlar toda a demarcação de suas terras. Dia da Terra, com notícias não menos tristes: véspera da votação do Código Florestal na Câmara dos Deputados, de um projeto que pretende acabar coma proteção ambiental. A Rio+20 sendo esvaziada de seu conteúdo ambiental, num momento em que o governo brasileiro cede ao retrocesso ruralista-desenvolvimentista. Revoltam-se quilombolas e sem-terras, uns desprezados, outros ameaçados. Protestam os cientistas, solenemente ignorados.
Surgem novos movimentos, ressurgem antigos: Fórum de ex-ministros do Meio Ambiente, Comitê Brasil em Defesa das Florestas, Movimento SOS Florestas, Movimento Gota D’água, manifesto das entidades socioambientais, SBPC, ABC e Fórum de Mudanças Climáticas. Todos em alerta, todos preocupados com a insensibilidade que domina a política.
Tornou-se lugar comum dizer que a causa da paralisia dos EUA nas negociações sobre o clima e o meio ambiente, assim como boa parte de suas dificuldades na política externa, é a sua acirrada disputa eleitoral interna e as pressões conservadoras sobre o governo do presidente Obama. Mas, o que dizer do Brasil? Tudo o que construímos nos últimos 20 anos, que nos colocava na vanguarda da humanidade em busca de novos caminhos para o novo século, está sendo entregue como pagamento de uma fatura política ao setor mais atrasado do ruralismo, que trata a terra brasileira como se ainda fosse dividida em capitanias hereditárias.
“Por mais distante o errante navegante, quem jamais te esqueceria?”, pergunta Caetano Veloso, em sua linda canção “Terra”. A estrela azulada no espaço e a província que o poeta canta com saudade, o rio que alimenta seus povos com peixes e mitos, os vastos sertões da alma brasileira, a alegria da diversidade étnica e cultural, as lembranças dos velhos e os sonhos dos jovens, todas as terras da Terra com todos os seus significados, tudo isso agora é reduzido pelo economicismo mais vulgar a um amontoado de números. Perde-se a Terra e, dela, a memória.
Mas há sempre a esperança de que possa ressurgir, pelas mãos e consciência de quem mais sofre com sua perda. A Cúpula dos Povos e o encontro paralelo da sociedade civil, o movimento socioambiental, as milhares de comunidades e inúmeras articulações de jovens que estarão na Rio+20, são bons exemplos que podem dar novo significado à Terra e à vida que nela temos.
Podem também criar o constrangimento ético sobre os governos, capaz de fazê-los assumir compromissos e responder à pergunta: o que foi feito, nesses 20 anos, para evitar o desastre que todos veem aproximar-se?
Com tantos esforços feitos pelo governo e seus apoiadores, para tirar o tema ambiental da Rio+20, tudo indica que a resposta a essa interpelação ética da humanidade dificilmente será dada.
E em mais esse dia de celebração e de lamentação pela terra que diariamente nos apela por cuidado e atenção, resta-nos atendê-la:

Terra longe, terra à vista
Frágil bolhinha no ar
Que nosso fazer errante
Não nos torne tão distantes
Desse teu febril pulsar   

* ex-ministra do Meio Ambiente e ex-candidata à Presidência da República do Brasil

Posted by por AMC on 13:37. Filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for ""Vida à Terra""

Leave a reply