|

À esquerda e à direita sucedem-se as crítica à forma como o Governo de Passos Coelho age

À esquerda e à direita sucedem-se as crítica à forma como o Governo de Passos Coelho age e se comporta com o país. De qualquer quadrante chovem perplexidades diante desta nova moda de governar que, especialmente nas duas últimas semanas, tem deixado tudo e todos de queixo caído. O repúdio é geral e refere-se tanto ao conteúdo como à forma da governação.
O Governo diz e desdiz o que garantiu ou prometeu, sem uma explicação, sem sequer se justificar. O Governo manda e desmanda sem nenhum respeito pelos princípios estabelecidos na Constituição, pelo Parlamento ou pelos portugueses. Como se o argumento da crise o eximisse de qualquer dever ou limite. Como se em nome desse "tem que ser" tudo lhe fosse permitido, como quer, quando quer e nos termos que muito bem entende.
Por único aval ao tropel desregrado dos seus desvarios em catadupa, Passos Coelho e companhia contam com a submissão incondicional e envergonhada do Presidente da República. Cavaco eclipsou-se da vida pública e das responsabilidades do cargo. Limita-se a manter-se quieto, mudo e calado, rezando todas as noites para que se esqueçam que existe e puxando da caneta no mesmo secretismo cúmplice do Executivo, resumindo as suas funções a um assinar de cruz tudo aquilo que este lhe põe à frente. Quando os jornalistas tem a sorte de o encontrar por acaso e o confrontam com a conivência, acelera o passo para se furtar e desculpa-se à pressa, por cima do ombro, sempre do mesmo modo: assinou, mas não quer dizer que concorde com tudo o que estava nos diplomas, assinou porque estamos em crise e o Governo o convenceu que tinha que ser.
Várias vozes se têm erguido para alertar que os portugueses não aguentam mais austeridade, não aguentam sobretudo o clima de insegurança e desconfiança criado nas últimas semanas. Alertam para a violação de normas constitucionais que muitas das medidas tomadas põem em causa, para o dever de publicidade a que qualquer lei está obrigada num Estado de Direito, para os perigos que a Liberdade e a Democracia correm, para o risco insano de tudo isto ser atentado contra uma população a viver abaixo do limiar da sobrevivência, sem esperança de melhoria das condições de vida à vista, com todos os indicadores diante de si a gritarem-lhe que, apesar de tamanhos sacrifícios, a situação de Portugal só se tem agravado mais e mais, a cada dia que passa.
os cortes nos apoios sociais, as medidas de austeridade que acrescenta todos os dias ao rol dos sacrifícios e, sobretudo, a forma sorrateia como age, comunicando decisões em cima da hora, para que se imponham como facto consumado, não admitam discussão, alternativa ou oposição, apostando em apanhar os portugueses totalmente desprevenidos, retirando-lhes qualquer reacção legítima por apanhá-los de surpresa.

Com as cores do Governo Marcelo Rebelo de Sousa, António Capucho e Marques Mendes não deixam de manifestar preocupação com esta forma de agir. Delicadamente, e para não parecerem tão acintosos (de tal maneira é vasto o especto das condenações) chamam-lhe "estar a comunicar mal", mas a mira das críticas fala por si. Com um teor bastante mais contundente e uma indignação vigorosa, Pacheco Pereira deixou-se desses pudores e surge há muito na dianteira das críticas mais ferozes. Até (pasme-se!) Manuela Ferreira Leite – a mulher que já chegou a defender a suspensão temporária da democracia, se preciso fosse ao restabelecimento da ordem [ler e ouvir] – já não consegue calar o seu alarme e vem lembrar a insanidade de conceber mudanças ciaestruturais tomando por base e referência uma situação de crise que, por definição, representa uma realidade anómala e, por conseguinte, temporária (aqui).

Mário Soares, Jorge Sampaio (aqui), Manuel Alegre (aqui e aqui), Medeiros Ferreira (aqui), Boaventura Sousa Santos (aqui),

Vale ver e ouvir, a este propósito, Carvalho da Silva (aqui), João Cravinho (aqui), António Barreto e Pinto Balsemão (aqui), João Semedo e Ângelo Correia (aqui),

Posted by por AMC on 15:07. Filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "À esquerda e à direita sucedem-se as crítica à forma como o Governo de Passos Coelho age"

Leave a reply