|

Suba a bordo: o 'Rainbow Warrior' já aportou em Manaus!

Repassando, directamente, do Greenpeace Brasil:

Manaus é a primeira parada do Rainbow Warrior, mais novo e moderno navio de campanhas do Greenpeace, em visita inédita ao Brasil que marca o 20º aniversário da organização no país.
Neste fim de semana, o público terá a oportunidade de subir a bordo, conhecer a tripulação e participar das campanhas de protecção ambiental.
O navio estará atracado no porto de Manaus (Rua Marques de Santa Cruz, 25, Centro). A visita é gratuita e pode ser feita neste sábado e domingo, 24 e 25 de Março, das 10h às 17h.
Depois de Manaus, o Rainbow Warrior passará por mais cinco cidades brasileiras: Belém, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Santos.
Eis a agenda:

  • Belém: 5 e 6 de maio
  • Recife: 26 e 27 de maio
  • Salvador: 2 e 3 de junho
  • Rio de Janeiro: 10, 16 e 17 de junho
  • Santos: 30 de junho e 1 de julho

Relembrando que, na passagem por Manaus – e aproveitando o facto de estar a decorrer na cidade o III Fórum Mundial de Sustentabilidade – a Greepeace estará lançando a campanha "Desmatamento Zero".

Petição Online: assinar AQUI.

Mais detalhes sobre o Rainbow Warrior clicando no lin em baixo

Rainbow Warrior

Primeiro navio construído especificamente para ser usado pelo Greenpeace, o Rainbow Warrior traz tudo o que a organização precisa para levar suas campanhas a todas as partes do planeta.
Com 58 metros de comprimento e 11 de largura – o mesmo comprimento de duas baleias azuis –, ele transporta mais carga, mais tripulação e possui maior espaço operacional que suas duas versões anteriores. Ao mesmo tempo, é leve e ágil, chegando rapidamente onde está o problema.
O navio possui uma moderna central de telecomunicações por satélite. Por meio dela, o testemunho feito pelo Greenpeace e suas ações poderão ser comunicados em tempo real à imprensa internacional e ao público em geral desde os mais remotos locais do planeta. Um heliponto no convés permitirá agir também nas alturas, investigando e denunciando crimes ambientais.

Sob medida

A terceira geração do Rainbow Warrior –outros dois navios já foram batizados com o mesmo nome– foi lançada aos mares em outubro de 2011, após 27 meses de construção. Desde então, a embarcação é referência em sustentabilidade náutica. Cada detalhe foi pensado para ser energeticamente eficiente, sustentável e com a menor pegada de carbono possível, desde o tamanho de suas velas até o sistema de tratamento de água e resíduos.
Com dois mastros de 55 metros de altura e velas que, juntas, ocupam a mesma área de quatro quadras de tênis, o Rainbow Warrior aproveita ao máximo a energia dos ventos para se mover. Seu motor de propulsão diesel-elétrica é acionado apenas sob condições climáticas desfavoráveis ou em ações que exijam velocidade máxima. Mesmo assim, o design inovador do casco permite que menos combustível seja gasto, com menos emissão de gases poluentes.
A construção do navio só foi possível graças ao apoio de mais de 3 milhões de colaboradores regulares do Greenpeace em todo o mundo, além de 100 mil doações específicas.

Um guerreiro verde

Para a construção do novo Rainbow Warrior, o Greenpeace utilizou os mais modernos conceitos de sustentabilidade, que fazem do navio uma referência em redução da pegada de carbono. Conheça as principais características que o tornam mais verde:
  • O casco foi desenhado para reduzir atritos e aumentar sua eficiência energética, economizando combustível e aproveitando melhor a força dos ventos;
  • Tratamento biológico de água e esgoto;
  • Central de armazenamento de combustível e de óleos para evitar derramamento;
  • Reutilização do calor do motor e dos geradores para aquecer a água e as cabines da tripulação;
  • Equipamentos para o tratamento de gases de escape, que reduzem as emissões nocivas;
  • Motor de propulsão eletrônica a diesel, mais eficiente;
  • Pintura com tinta livre de TBT (substância de elevada toxicidade);
  • Refrigeração à base de amônia em lugar de CFC – gás de alta toxicidade e que afeta a camada de ozônio.

Posted by por AMC on 10:57. Filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Suba a bordo: o 'Rainbow Warrior' já aportou em Manaus!"

Leave a reply