|

Parabéns, Rio de Janeiro!


A 'Cidade Maravilhosa' faz hoje 447 anos. Em jeito de homenagem, fica o tilt shift City of Samba que Keith Loutit e Jarbas Agnelli criaram, a partir de imagens do Carnaval do ano passado, cedidas pela Rede Globo e pela Liesa.
Corria o ano de 1565 quando Estácio de Sá entrou pela Baía da Guanabara a dentro e de tão grande a boca de água... achou que chegara a um Rio. Não interessa se equivocado, o facto é que a convicção  serviu de inspiração baptismal à 'Cidade abençoada por Deus' e se cravou para sempre no mapa mundi.

1º de Março ou 20 de Janeiro? - Muitos ficam indecisos entre as duas datas. Por isso, inúmeras vezes se tem comemorado o aniversário do Rio de Janeiro no dia do santo padroeiro. Para afastar quaisquer dúvidas, fica aqui registrado sucintamente o episódio de fundação da cidade. Em 1555, os franceses invadiram o Rio de Janeiro pretendendo aqui fundar uma colônia. Em 1564, os portugueses resolveram, enfim, organizar uma expedição para expulsá-los e fundar uma cidade fortificada com o objetivo de impedir para sempre outras investidas. Estácio de Sá, sobrinho do governador Mem de Sá, chegou em terras cariocas no dia 28 de fevereiro com alguns navios e soldados, desembarcando na praia entre o morro Cara de Cão e o Pão de Açúcar. No dia seguinte, 1º de Março de 1565, fundou oficialmente a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao rei menino de Portugal e escolheu o santo de mesmo nome para padroeiro, a quem se presta homenagem no dia 20 de Janeiro. A lenda diz que o mordomo encarregado de cuidar da capela do santo foi atacado por índios. Invocou seu nome e imediatamente chegaram reforços. Em uma das canoas um moço louro lutou bravamente, desaparecendo depois de finda a batalha. Foi identificado como sendo o santo padroeiro que lutara em defesa de sua cidade. fonte




Tradicional festa comemora os 447 anos da cidade do Rio de Janeiro

Foto: JP EngelbrechtOs 447 anos da Cidade Maravilhosa foram comemorados com muita festa durante toda esta quinta-feira, com eventos especiais e gratuitos. À noite, no Largo da Carioca, teve distribuição para população do tradicional bolo gigante, desta vez com de 44 metros e 70 centímetros, estampando diversos cartões postais da cidade, como o Maracanã e o Cristo Redentor. O bolo, que era cortado tradicionalmente na Rua da Carioca, mudou de local para não provocar retenções no trânsito da região. Uma banda de marchinhas animou a festa tocando músicas como “Cidade Maravilhosa”.
O prefeito Eduardo Paes chegou direto da Califórnia, onde participou de um dos mais importantes eventos de inovação e tecnologia do planeta, o TED (Technology, Entertainment and Design), para cortar o bolo de aniversário da cidade:
- Mesmo depois de 19 horas de viagem consegui chegar a tempo de soprar as velinhas da minha cidade. Estou muito feliz em estar aqui comemorando os 447 anos da cidade mais maravilhosa do mundo.
O arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, fez uma benção especial ao Rio com a imagem peregrina de São Sebastião, padroeiro da cidade.
foto: JP EngelbrechtTambém no Largo da Carioca, foi promovido um baile popular comandado da Sociedade dos Amigos da Rua da Carioca (Sarca), com apresentação de recreadores, personagens infantis, além de artistas circenses.
Morador do Catete, o aposentado Ribamar Damasceno disse que todo ano ele participa da festa comemorativa ao aniversário da cidade:
- Com chuva ou sol, eu venho comer um pedaço de bolo para brindar o aniversário da minha cidade. Ainda mais agora nesse momento que o Rio está vivendo, com menos violência e mais alegria. Quando dá, eu ainda levo bolo para a minha família.
As comemorações de aniversário da segunda maior cidade brasileira serão encerradas na Quinta da Boa Vista, na noite de hoje, com shows gratuitos do Jammil, Trio Ternura, Gustavo Lima, Revelação, MC Sapão e Coral Resgate. A atração principal da noite fica por conta do grupo de pagode Sorriso Maroto.
A festa de aniversário da Cidade Maravilhosa foi iniciada ontem, dia 29 de fevereiro, no Morro do Corcovado, com uma homenagem à atriz Fernanda Montenegro, que recebeu o título de “A mais Carioca do Rio”. Hoje pela manhã foi celebrada uma missa no Cristo Redentor pelo arcebispo do Rio Dom Orani Tempesta, com a participação do cardeal Stanislaw Rylko (organizador da Jornada Mundial da Juventude) e de membros do Conselho do Vaticano que estão na cidade. link

Cidade Maravilhosa celebra 447 anos com festa para os cariocas

A cidade do Rio de Janeiro comemora seus 447 anos nesta quinta-feira, dia 1º de março, em festa. Para celebrar mais um ano da Cidade Maravilhosa, a prefeitura – através da Riotur – preparou uma programação com diversos eventos gratuitos para os cariocas. 
A partir das 16h, a festa de aniversário contará com o baile popular da Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca), animado pela Orquestra Bianchini, incluindo apresentação de recreadores, personagens infantis e artistas circenses. Às 18h, o Prefeito Eduardo Paes participa da comemoração ao abrir um bolo gigante de 44 metros e 70 centímetros, que será distribuído para todos os presentes. Este ano, o evento será realizado no Largo da Carioca para não provocar retenções no trânsito da região.
Mas a comemoração não para por aí. Os cariocas poderão curtir ainda, a partir das 19h, um grande show do grupo de pagode Sorriso Maroto, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão. O espetáculo, com entrada franca, terá as participações especiais de Jammil, Trio Ternura, Gustavo Lima, Revelação, MC Sapão e Coral Resgate.
- O carioca vai curtir o aniversário do Rio de Janeiro com uma programação cultural bem variada, que oferece uma mistura de ritmos, tudo a ver com o carioca, bem eclético e receptivo, em São Cristóvão, bairro tradicional na história da cidade. Vamos agitar o Rio em plena quinta-feira e comemorar de maneira inigualável - afirmou o secretário Especial de Turismo e Presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello.

Comemorações começaram cedo

Às 9h, uma missa foi celebrada no Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor pelo arcebispo do Rio Dom Orani Tempesta, com a participação do cardeal Stanislaw Rylko e de membros do Conselho do Vaticano que estão na cidade para acompanhar o andamento da organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Às 11h, uma procissão religiosa tomou conta das ruas do Centro do Rio.
A comemoração do aniversário da cidade teve início ontem, quarta-feira, dia 29 de fevereiro, no morro do Corcovado, com uma homenagem da Sarca à atriz Fernanda Montenegro, que recebeu o título A Mais Carioca do Rio. link

História do Rio

A cidade é mencionada oficialmente pela primeira vez quando a segunda expedição exploratória portuguesa, comandada por Gaspar lemos, chegou em Janeiro de 1502, à baía, que o navegador supôs, compreensivelmente, ser a foz de um rio, por conseguinte, dando o nome à região do Rio de Janeiro.  

Porém só em 1530 a corte portuguesa mandou uma expedição para colonizar a área, em vez de continuar usando-a simplesmente como uma parada em suas aventuras marítimas. Os franceses, por outro lado, tinham estado no Rio de Janeiro e arredores desde o começo do século e estavam dispostos a lutar pelo domínio da região. Em 1560, depois de uma série de escaramuças, os portuguese expulsaram os franceses.

O começo da cidade como tal foi no Morro de São Januário, mais tarde conhecido como Morro do Castelo, e depois na Praça Quinze até hoje centro vital do Rio.

O Rio de Janeiro desenvolveu-se graças à sua vocação natural como porto. Na mesma época em que ouro foi descoberto no Estado de Minas Gerais, no final do século XVII, o Governador do Brasil foi feito Vice-rei. Salvador era capital da colônia, mas a importância crescente do porto do Rio garantiu a transferência da sede do poder para o sul, para a cidade que se tornaria, e ainda é, o centro intelectual e cultural do país.

Em 1808 a família real portuguesa veio para o Rio de Janeiro, refúgio escolhido diante da ameaça de invasão napoleônica. Quando a família real voltou para Portugal e a independência do Brasil foi declarada em 1822, as minas de ouro já haviam sido exauridas e dado lugar a uma outra riqueza: o café.

O crescimento continuou durante quase todo o século XIX, inicialmente na direção norte, para São Cristóvão e Tijuca, e depois na direção da zona sul, passando pela Glória, pelo Flamengo e por Botafogo. No entanto, em 1889, a abolição da escravatura e colheitas escassas interromperam o progresso. Esse período de agitação social e política levou à Proclamação da República. O Rio, então chamado Distrito Federal, continuou sendo o centro político e a capital do país.

No começo do século XX surgiram as ruas largas e construções imponentes, a maioria no estilo francês fin-de-siècle. O Rio de Janeiro manteve sua posição até a inauguração de Brasília como capital da república em 1960. Capital do Estado do Rio de Janeiro, a cidade continua sendo o centro social e cultural do país.

TÍTULOS CONQUISTADOS PELO RIO DE JANEIRO

- O Cristo Redentor foi eleito uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo.

- A praia de Copacabana foi eleita pelo site AskMen, com 5 milhões de leitores,como a praia mais bonita do mundo.

- Uma pesquisa promovida pelo site "The Blue Sky Explorer",(o explorador do céu azul) escolheu, entre 19 concorrentes em seis continentes, o céu do Rio de Janeiro como o céu mais azul do mundo seguindo os critérios do NPL-The Nacional Physical Laboratory.

- Sede definitiva do Congresso e Exposição da ABAV no Riocentro que se firmou como o maior e melhor Centro de Convenções da América do Sul.

- A cidade do RIO foi escolhida em pesquisa de duas universidades americanas – a Universidade de Michigan e a Universidade da Califórnia – como a Capital Mundial da Gentileza.

- O Carnaval foi eleito pelos Internautas do Site Fun Party como a Melhor Festa do Mundo.

- O Rio por Vuitton – O Rio de Janeiro é a sexta cidade escolhida pela empresa francesa Louis Vuitton para integrar a série ‘’carnets de voyages’’.

- Pão de Açúcar em Marte. O Rio ganhou uma homenagem a 200 milhões de quilômetros de distância, em Marte. O cientista brasileiro Paulo Souza, da Nasa, batizou uma rocha marciana de Pão de Açúcar. Agosto, 2004.

- A revista canadense En Route, publicada pela Air Canadá divulgou em Novembro de 2004 uma pesquisa curiosa onde mostra que o Rio de Janeiro é considerada a cidade mais civilizada do mundo. Os índices utilizados foram a facilidade de consumo de refrigerante/ cerveja, petiscos frescos e apetitosos, aparência fashion dos habitantes, facilidade de locomoção e coisas interessantes de se encontrar na rua.

- A revista Forbes-Traveler compilou uma lista em 2007, que inclui o Rio de Janeiro, entre dez outras cidades no mundo, como a melhor cidade para passar um longo fim de semana divertido e diferente.

- A Academia dos Recordes Mundiais concedeu o certificado à empresa Fireworks do Brasil de “Maior Show Pirotécnico Embarcado Mundo” no Réveillon 2008 que iluminou os 4km da Praia de Copacabana no Riode Janeiro, por 22 minutos.

- O Rio de Janeiro foi escolhido o melhor destino na América do Sul segundo concurso do World Travel Awards 2009.Ipanema ficou com o título "A melhor praia do continente".

SÍNTESE GEOGRÁFICA

A cidade do Rio de Janeiro, constituída por paisagens de excepcional beleza cênica, tem na água e na montanha os regentes de sua geografia exuberante.
A diversidade topográfica do Rio de Janeiro se estende à cobertura vegetal. Florestas recobrem encostas e espécies remanescentes de mata atlântica são preservadas no Parque Nacional da Tijuca. Mata de baixada, restingas e manguezais são preservadas nas áreas de proteção ambiental de Grumari e Prainha.

Embora a cidade tenha se tornado uma das maiores áreas urbanas do mundo, cresceu em volta de uma grande mancha verde, que responde pelo nome de Floresta da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo, que continua mantendo valiosos remanescentes de seus ecossistemas originais, mesmo tendo sido replantada no século XIX. Foi o primeiro exemplo de reflorestamento com espécies nativas. A interferência do homem trouxe ainda mais natureza para a cidade com a construção de parques, praças e jardins.

Aos poucos os ecossistemas foram sendo protegidos pela legislação ambiental e uma grande quantidade de parques, reservas e área de proteção ambiental foram sendo criados para garantir sua conservação.

POSIÇÃO GEOGRÁFICA


A cidade do Rio de Janeiro está situada a 22º54'23" de latitude sul e 43º10'21" de longitude oeste, no município do mesmo nome: é a capital do Estado do Rio de Janeiro, um dos componentes da Região Sudeste do Brasil. Ao norte, limita-se com vários municípios do Estado do Rio de Janeiro. É banhada pelo oceano Atlântico ao sul, pela Baía de Guanabara a leste e pela Baía de Sepetiba a oeste. Suas divisas marítimas são mais extensas que as terrestres.

ÁREA METROPOLITANA


A Região Metropolitana do Rio de Janeiro é composta por outros 17 municípios - Duque de Caxias, Itaguaí, Mangaratiba, Nilópolis, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Itaboraí, Magé, Maricá, Niterói, Paracambi, Petrópolis, São João de Meriti, Japeri, Queimados, Belford Roxo, Guapimirim - que constituem o chamado Grande Rio, com uma área de 5.384km.

DIMENSÕES
A área do município do Rio de Janeiro é de 1.255,3 Km², incluindo as ilhas e as águas continentais. Mede de leste a oeste 70km e de norte a sul 44km. O município está dividido em 32 Regiões Administrativas com 159 bairros.

RELEVO

O relevo carioca está filiado ao sistema da serra do Mar, recoberto pela floresta da Mata Atlântica. É caracterizado por contrastes marcantes, montanhas e mar, florestas e praias, paredões rochosos subindo abruptamente de baixadas extensas, formando um quadro paisagístico de rara beleza que tornou o Rio mundialmente conhecido como a Cidade Maravilhosa. O Rio de Janeiro apresenta três importantes grupos montanhosos, mais alguns conjuntos de serras menores e morros isolados em meio a planícies circundadas por esses maciços principais.

RIOS

O maior rio genuinamente carioca é o Cabuçu ou Piraquê que deságua na Baía de Sepetiba após um percurso de 22km. Os mais conhecidos são: Carioca, primeiro a ser utilizado no abastecimento da população, rio histórico, hoje quase totalmente canalizado e o Cachoeira, por ser o formador das mais belas cascatas da Floresta da Tijuca, como a Cascatinha Taunay e o Salto Gabriela. O rio Guandu, originário de município vizinho, é o curso d'água de maior importância e, abastece de água potável a cidade.

LAGOAS

São poucas, pequenas e costeiras. A maior delas, a de Jacarepaguá, tem cerca de 11km² de área, conhecida também por Camorim e Tijuca. A de Marapendi tem 3.765m² de superfície e está separada da anterior pela restinga de Jacarepaguá e do oceano pela restinga de Itapeba. Além dessa, encontra-se na Baixada de Jacarepaguá a Lagoinha, com cerca 172m².
A Lagoa Rodrigo de Freitas, antiga de Sacopenapã, uma das paisagens mais bonitas do Rio, é constituída por um espelho d'água com aproximadamente 2,4 milhões de metros quadrados na forma de um coração, que se tornou famoso e conhecido como o "Coração do Rio". Suas margens, cercadas por parques, quadras de esportes, quiosques para alimentação, pistas para caminhadas e para passeios de bicicleta, são um dos principais pontos de atração da cidade.

LITORAL

Com extensão calculada em 246,22km divide-se em três setores: Baía de Guanabara, Oceano Atlântico propriamente dito e Baía de Sepetiba. O primeiro dos citados é o maior, o mais recortado e o de mais antiga ocupação. Vai da foz do Rio São João de Meriti até o Pão de Açúcar. É baixo, tendo sido muito alterado pelos aterros aí realizados. Numerosas ilhas enfeitam essa seção do litoral carioca. Outros acidentes importantes nele encontrados são: as Pontas do Caju e Calabouço, ambas aumentadas por aterros. Algumas praias importantes encontram-se nesse trecho: Ramos, Flamengo, Botafogo e Urca.
O segundo setor vai do Pão de Açúcar até a Barra de Guaratiba A costa é alta quando as ramificações dos Maciços da Tijuca e da pedra Branca se aproximam do litoral; é baixa quando elas se afastam. Torna-se retilínea nas regiões planas, onde aparecem belas praias de restingas, e recortada junto às regiões montanhosas. Do Leblon para leste a faixa litorânea é mais densamente ocupada pela população urbana; para oeste é mais explorada para turismo e lazer; contudo a ocupação humana dessa área vem ultimamente sofrendo acréscimo. As atrações turísticas propiciaram a concentração de hotéis de alta categoria nesse trecho. Destacam-se no litoral oceânico duas praias: a primeira por sua extensão, 18km ao longo da avenida Sernambetiba, desde o pier da Barra da Tijuca até o Recreio dos Bandeirantes e Copacabana (4,15 Km), pela beleza de fama internacional.
O terceiro setor vai da Barra de Guaratiba até a foz do Rio Guandu. É pouco recortado e apresenta um único acidente importante - a Restinga de Marambaia. Nele se destacam três praias: Sepetiba, Pedra de Guaratiba e Barra de Guaratiba. A ocupação humana desse trecho é menos densa, não só por causa da distância que o separa do centro da cidade, como também porque apresenta grandes áreas pantanosas, cobertas de manguezais. É zona de colônias de pesca.

ILHAS

Dos 1.255,3 Km² do Município do Rio de Janeiro mais de 37 Km² correspondem às ilhas. Destas, a maioria se encontra na Baía de Guanabara. Mas há, também, as que ficam na costa atlântica e as da Baía de Sepetiba.

Principais Ilhas da Baía de Guanabara:

Laje; Villegaignon; Cobras; Fiscal; Enxadas; Governador (é a maior ilha, com cerca de 30 Km² de área); Paquetá; Cidade Universitária (conhecida como Ilha do Fundão).

Principais Ilhas do Litoral Atlântico:

Cotunduba - em frente à Praia de Copacabana, perto da barra da Baía de Guanabara;

Arquipélago das Cagarras - em frente a Ipanema;

Rasa - com um importante farol;

Arquipélago da Redonda - fora da barra, à esquerda;

Arquipélago das Tijucas - em frente à Barra da Tijuca;

Palmas e Peças - entre o Pontal Tim Maia (antigo Sernambetiba) e a Praia Funda;

Frade - junto à Barra de Guaratiba

Principais Ilhas da Baía de Sepetiba:

Bom Jardim; Nova; Cavado; Guaraquessaba; Tatu; Pescaria (unida ao continente por ponte).

CLIMA

É do tipo tropical, quente e úmido, com variações locais, devido às diferenças de altitude, vegetação e proximidade do oceano; a temperatura média anual é de 22º centígrados, com médias diárias elevadas no verão (de 30º a 32º); as chuvas variam de 1.200 a 1.800 mm anuais. Nos quatro meses do chamado alto verão - de dezembro a março - os dias muito quentes são sempre seguidos de tardes luminosas, quando em geral caem chuvas fortes e rápidas, trazendo noites frescas e estreladas. 


Cf. também: O Rio em números

Posted by por AMC on 08:55. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Parabéns, Rio de Janeiro!"

Leave a reply