|

Comunidades indígenas da Guatemala transformam o nevoeiro em água


As comunidades rurais da Guatemala estão a usar um novo método que permite extrair água do ar. O processo, a que chamam 'colheita de nevoeiro', ajuda a superar a escassez de água na região.
Apesar dos exuberantes céus carregados que duram por quase seis meses ao ano, chove muito pouco em Tojquia, tornando-se extremamente difícil cultivar e encontrar água potável.
Para reverter a adversidade, uma ONG canadense aliou-se às comunidades indígenas maias no local e colocou em prática uma técnica de colheita de nevoeiro que lhes permite beber água o ano inteiro. Como a tecnologia empregue é de baixo custo, a ideia já está a ser usada em vários outros países, incluindo Chile, Nepal e Iêmen. A esperança é que ela permita, para já, melhorar a qualidade de vida dos moradores que se debatem com escassez de água e, no futuro, ampliar a sua disseminação, de modo a beneficiar milhões de outras pessoas em todo o mundo.
A Rachel Levin viajou até Tojquia para ver como funciona o processo.

Posted by por AMC on 21:15. Filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Comunidades indígenas da Guatemala transformam o nevoeiro em água"

Leave a reply