|

4ª reunião dos Brics na Índia

Em meio à crise política que tem azedado a relação entre o Executivo e o Legislativo, a presidente Dilma Rousseff (PT) passará uma semana fora do Brasil, em uma agenda internacional na Índia. O vice-presidente, Michel Temer (PMDB), primeiro sucessor, também está no exterior, e a partir desta segunda-feira a Presidência estará sob o comando do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS).
A presidente embarca para Nova Déli na noite deste domingo para um encontro com as principais economias emergentes do Mundo, os Brics, formados por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O principal assunto da pauta multilateral será os efeitos da crise econômica e a proposta de criação de um banco único de desenvolvimento dos Brics.
Dilma aproveitará a viagem para ter compromissos bilaterais com o premiê indiano Manmohan Singh, com quem deverá assinar acordos de cooperação técnica nas áreas ambientais, cultural, científica e tecnológica. Segundo estimativas do Itamaraty, a previsão de transações comerciais entre os dois emergentes até 2015 é da ordem de US$ 15 milhões.
Outro tema de destaque que poderá passar superficialmente na reunião dos Brics, mas com destaque na agenda com a Índia é a reforma das Nações Unidas, em especial a do Conselho de Segurança. Ao lado de Alemanha e Japão, Brasil e Índia compõe o grupo de quatro países que aspiram um assento permanente no órgão.
A China, que já possui cadeira permanente e poder de veto, tem resistência ao Japão. Tanto para os chineses quanto para os russos, uma mudança estrutural da instituição não é um tema muito agradável. Por essa razão, o tema deverá ser aprofundado no encontro entre Dilma e Singh, que comandam os dois emergentes de olho na reforma institucional da ONU.
Em viagem desde a última quinta-feira, o vice-presidente Michel Temer está em Seul (Coreia do Sul), onde representa o Brasil, a pedido da presidente Dilma, na 2ª Cúpula sobre Segurança Física Nuclear. O Brasil tem uma posição tradicional de incentivar o desarmamento e a não-proliferação de armas nucleares. Temer volta a Brasília na quara-feira, quando assume interinamente a Presidência da República até o fim da semana.

Índia vai sugerir criação de banco do Brics durante cúpula

O primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, prepara-se para apresentar durante a 4ª Cúpula do Brics - bloco formado pelo Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul - a proposta de criação de um banco de desenvolvimento do grupo. A nova instituição bancária deve ser uma espécie de alternativa ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional (FMI). A expectativa é que, ao final da cúpula, os presidentes assinem uma declaração sinalizando a disposição de criar a instituição, mas sem fixar os detalhes.Os negociadores brasileiros dizem que vários pontos da proposta precisam ser definidos e o processo será a longo prazo. Para os brasileiros, é necessário estabelecer uma série de aspectos, como os termos de referência, a estrutura do organismo, como será integralizado o capital e as práticas de comércio bilateral e multilateral.Os indianos argumentam que a proposta é criar um mecanismo que permita o financiamento de projetos exclusivamente nos países em desenvolvimento. A ideia é que a presidência da instituição seja rotativa entre os cinco integrantes do Brics. Paralelamente, os líderes presentes aos debates deverão reiterar a defesa da ampliação do FMI.Para o Brasil e os demais integrantes do Brics, a estrutura do FMI deve ser revista, pois atualmente são 24 representantes - dos quais oito têm assentos permanentes e 16 são eleitos a cada dois anos. Os que têm assentos fixos são os Estados Unidos, o Japão, a Alemanha, França, o Reino Unido, a China, Rússia e Arábia Saudita. A primeira cúpula do Brics foi em 2009, na Rússia, sem a participação da África do Sul, que passou a integrar o bloco em 2011. Juntos, os cinco países que pertencem ao Brics reúnem um quarto da economia mundial, segundo dados recentes. Nas reuniões em Nova Delhi, na Índia, além da presidenta Dilma Rousseff, participarão os presidentes Dmitri Medvedev (Rússia), Hu Jintao (China) e Jacob Zuma (África do Sul). link


Brics vão debater criação de banco de desenvolvimento


O fórum de diálogo dos Brics, bloco formado por Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul, discutirá na semana que vem a possível criação de um banco de desenvolvimento do grupo.
O assunto será debatido na IV Cúpula do fórum, que será realizada na próxima quarta-feira em Nova Délhi. A ocasião também marca a primeira visita de Estado da presidente Dilma Rousseff à Índia.
A criação de um banco de desenvolvimento do Brics 'é uma ideia ainda embrionária', mas será analisada pelos chefes de Estado dos cinco países em debates sobre a situação econômica global, explicou em entrevista coletiva Maria Edileuza Fontenele Reis, subsecretária-geral de Política do Ministério de Relações Exteriores.
A embaixadora esclareceu que a discussão em torno desse objetivo 'levará tempo', mas antecipou que na cúpula de Nova Délhi será apresentada a possibilidade de criar um grupo formado por analistas de Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul para começar a trabalhar na 'análise técnica' do projeto.
A ideia seria criar um banco voltado ao financiamento de projetos de desenvolvimento sustentável e infraestrutura para os próprios membros do Brics e para os demais países em desenvolvimento, indicou.
Fontenele admitiu que um dos assuntos mais delicados para esse projeto seria a formação do capital da instituição proposta, mas disse que a vontade política existe, apesar de os cinco países estarem cientes de que 'não será uma discussão fácil'.
Na IV Cúpula do Brics também serão analisados outros assuntos da agenda global relativos à paz e à segurança ou a reforma das instituições multilaterais, entre outros temas, embora a embaixadora tenha antecipado que os debates estarão centrados nos aspectos econômico e comercial.
Fontenele citou estudos do Fundo Monetário Internacional (FMI) que preveem que neste ano os cinco países do Brics serão responsáveis por 56% do crescimento da economia mundial, contra 9% das nações do G7 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido).
Esses dados, segundo a subsecretária, são prova da força econômica das nações emergentes e reforçam suas reivindicações em favor de uma reforma das instituições multilaterais que lhes deem mais voz e mais voto nas grandes decisões. 


via Agência EFE

Brasil apoia criação de banco de desenvolvimento do Brics

O Brasil apoia a criação de um banco de desenvolvimento dos Brics, que será debatido na reunião do grupo de potências emergentes na próxima semana em Nova Delhi, informou nesta sexta-feira o ministro de Indústria e Comércio, Fernando Pimentel.
"O principal ponto da agenda (na quarta reunião dos Brics, que acontece na quinta-feira) é a proposta de criar um banco dos Brics, um banco internacional, de investimento desses cinco países", explicou Pimentel durante uma coletiva de imprensa com corrensponsáveis estrangeiros.
O bloco é integrado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
"Temos muito interesse nesta reunião, a consideramos importante", disse o ministro, que advertiu que a proposta de criação do banco, que será impulsionada pela Índia, está ainda em uma etapa inicial e não foi ainda detalhada quanto a suas características operacionais nem em termos de recursos.
Está previsto que os presidentes dos bancos de desenvolvimento dos cinco países firmem em Nova Delhi "os memorandos de entendimento para começar o processo de construção desse banco dos Brics", disse o ministro, ao ser interrogado sobre se a iniciativa tem apoio dos cinco países.
O ministro fez questão de enfatizar, ao mesmo tempo, que a criação desse banco "não é um abandono dos mecanismos multilaterais", como o Banco Mundial (BM) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e sim uma resposta às necessidades econômicas atuais.
Segundo Pimentel, o BM e o BID possuem funções específicas que cumprem bem, como o financiamento de países de renda mais baixa e de obras de saneamento, mas explicou que as necessidades atuais vão mais além.
"O que será discutido é a possibilidade de criar um banco de desenvolvimento do Brics para projetos de infraestrutura e desenvolvimento, não só nesses países, mas sim também em países em desenvolvimento", explica a subsecretária-geral de Política do Ministério de Relações Exteriores, Maria Edileuza Fonteneles.
A diplomata insistiu também que essa é uma ideia muito embrionária e que da reunião deverá resultar apenas um "anúncio de intenção" e a criação de um grupo técnico para definir objetivos e detalhes.
Pimentel também pediu a rápida criação do Banco do Sul para países sul-americanos, pendente de aprovação no Congresso brasileiro.

via AFP

Mais informações: AQUI.

Cf.

'FT': Brics cogitam criar um banco de desenvolvimento comum
MSN - ‎20/03/2012‎
Dmitri Medvedev e Dilma Rousseff estarão no encontro do BRICS
Diário da Rússia - ‎22/03/2012‎

Criação de banco do Brics deve passar por análise técnica
Terra - ‎22/03/2012‎
RC acompanha presidenta Dilma em viagem oficial à Índia
PBAgora - A Paraíba o tempo todo - ‎22/03/2012‎
Dilma vai à Índia participar de reunião dos Brics
Correio do Brasil - ‎22/03/2012‎
Na Índia, Dilma vai discutir criação de banco único para os Brics
CenárioMT - O cenário da notícia em Mato Grosso - ‎22/03/2012‎
Brics devem criar banco
Monitor Mercantil - ‎22/03/2012‎
BRICS propõem criar banco para ajudar países mais pobres
Voz da Russia - ‎23/03/2012‎
BRICS vão criar banco de desenvolvimento
Voz da Russia - ‎23/03/2012‎
Bloomberg avaliou grupo BRICS
Voz da Russia - ‎23/03/2012‎
Dilma Rousseff convidará países do BRICS para a Rio+20
Diário da Rússia - ‎23/03/2012‎
Desafio da Índia ao Banco Mundial
Jornal de Angola - ‎24/03/2012‎
Cúpula dos BRICS vai discutir ajuda aos países mais pobres
Diário da Rússia - ‎24/03/2012‎
Dilma embarca para viagem de uma semana à Índia
odiario.com - ‎24/03/2012‎
Dilma vai à Índia participar da 4ª reunião do Brics
Diário do Nordeste - ‎22/03/2012‎
Dilma defenderá na Índia presença do Brics na Rio+20
Jornal do Brasil - ‎22/03/2012‎
Dilma participará da 4ª reunião dos Brics na Índia
EXAME.com - ‎22/03/2012‎
Índia será o 1º emergente a abrir vagas para bolsistas do Brasil
Correio do Estado - ‎23/03/2012‎
Dilma viaja à Índia para visita oficial e cúpula dos Brics
EXAME.com - ‎Há 3 horas‎

Posted by por AMC on 18:49. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "4ª reunião dos Brics na Índia"

Leave a reply