|

No Dia Mundial a Rádio, indígenas saúdam na ONU a sua importância comunitária

Repassando na íntegra:

Genebra, 13 de Fevereiro de 2012

O relator Especial da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas gostaria de saudar o Dia Mundial do Rádio, criado pela Resolução da 36ª Conferência Geral da UNESCO, em 2011. Neste primeiro Dia Mundial da Rádio, gostaria de salientar a importância da rádio comunitária para os povos indígenas do mundo.
O rádio tem sido um meio fundamental para os povos indígenas, para a vitalidade das línguas e para o exercício e defesa dos seus direitos.
Conforme reconhecido pela Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, no seu artigo 16:
  1. Os povos indígenas têm o direito de estabelecer seus próprios meios, em suas próprias línguas e acesso a todos os outros meios de comunicação não-indígenas sem discriminação.
  2. Os Estados adoptarão medidas eficazes para garantir que os meios de comunicação reflictam devidamente a diversidade cultural indígena. Estados, sem prejuízo de assegurar a plena liberdade de expressão, deverão incentivar a mídia privada a reflectir devidamente a diversidade cultural indígena.
James Anaya


 * índio norte-americano do povo Apache

Posted by por AMC on 21:21. Filed under , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "No Dia Mundial a Rádio, indígenas saúdam na ONU a sua importância comunitária"

Leave a reply