|

Entretanto, na Grécia: roubo de "valor incalculável" no museu da antiga Olímpia

Leio no Público:

Dois homens armados assaltaram esta manhã o museu da antiga cidade de Olímpia, roubando mais de 60 objectos antigos e arqueológicos de valor incalculável. O ministro da Cultura grego Pavlos Geroulanos apresentou a demissão, na sequência do assalto, avança a AFP.  Segundo as autoridades, o assalto aconteceu esta manhã, às 7h (5h em Portugal) e é já considerado um dos maiores roubos na Grécia e o segundo em dois meses. 


Em Janeiro, duas obras de arte, um quadro de Pablo Picasso e outro de Piet Mondrian, foram roubadas da National Art Gallery, uma das maiores galerias de arte da Grécia, e até hoje nenhuma detenção foi feita nem nenhuma obra descoberta.
À radio grega Flash, Thymios Kotzias, presidente da câmara de Olímpia, disse que o assalto foi feito por dois homens com a cara tapada e cada um com uma Kalashnikov na mão. “Eles imobilizaram o guarda, tendo anteriormente destruído o alarme”, conseguindo assim roubar dezenas de objectos e artefactos arqueológicos e fugir logo de seguida, explicou Kotzias.
“Temos de esperar e ver o que é que o arqueólogo local vai dizer, mas os objectos eram de valor incalculável”, acrescentou o presidente da câmara. Ao certo os dois homens terão levado entre 65 e 68 peças, entre estátuas, elementos arquitectónicos, objectos de cerâmica e bronze, na sua grande parte da Grécia Antiga.
A polícia já lançou entretanto uma “caça aos homens”, na tentativa de recuperar os objectos roubados.
Em relação à demissão do ministro, a televisão grega estatal noticia que não se sabe quando o primeiro-ministro aceitará a resignação de Pavlos Geroulanos.
O Museu de Olímpia é considerado um dos mais importantes museus na Grécia, muito devido à história da cidade. A antiga Olímpia ostenta as ruínas do estádio e dos templos pagãos que durante séculos, desde 776 a.C., receberam os antigos Jogos Olímpicos e actualmente é o local onde tem lugar a cerimónia da chama olímpica, que marca o início oficial dos Jogos e que este ano está marcada para o dia 10 de Maio.

Posted by por AMC on 11:15. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Entretanto, na Grécia: roubo de "valor incalculável" no museu da antiga Olímpia"

Leave a reply