|

'Pietá árabe' vence World Press Photo 2011


O fotógrafo espanhol Samuel Aranda venceu nesta sexta-feira a 55ª edição do prêmio World Press Photo com uma imagem da revolta popular no Iêmen. A foto, escolhida como a melhor do ano passado, mostra uma mulher coberta por um véu segurando nos braços um parente ferido nos protestos contra o presidente Ali Abdullah Saleh.
De acordo com os jurados, a foto, publicada no jornal americano The New York Times, “captou as muitas faces da Primavera Árabe”, como é conhecida a série de revoltas populares no Oriente Médio e no norte da África, um dos principais acontecimentos de 2011.


A imagem foi feita em 15 de outubro em uma mesquita de Sanaa, capital do Iêmen, na qual um hospital improvisado tinha sido montado para atender manifestantes feridos em choques com as forças de segurança.
“A foto mostra um momento de compaixão, a consequência humana de um acontecimento enorme que ainda está acontecendo”, afirmou o chefe do júri, Aidan Sullivan. "Talvez nunca saibamos quem é essa mulher cuidando de um parente ferido, mas juntos eles se tornam a imagem viva da coragem de pessoas comuns que ajudaram a criar um importante capítulo da história do Oriente Médio.”
Para outro jurado, Koyo Kouoh, a imagem “representa Iêmen, Egito, Tunísia, Líbia, Síria e tudo o que aconteceu na Primavera Árabe, mas também um lado privado e íntimo do que aconteceu, além do papel da mulher no movimento”.
Aranda receberá como prêmio uma câmera Canon e US$ 13 mil (cerca de R$ 22,3 mil). No total, 57 fotógrafos de 24 nacionalidades ganharam prêmios entre os mais de cinco mil incritos que enviaram mais de 100 mil imagens.
O fotógrafo da France Presse Yasuyoshi Chiba venceu na categoria People in the News (pessoas no noticiário, em tradução livre) por suas imagens tiradas após o terremoto seguido de tsunami que atingiu o Japão em março de 2011. A foto premiada, tirada em 3 de abil, mostra uma mulher sozinha segurando o diploma de sua filha, encontrada em meio a destroços na cidade de Higashimatsushima.

Posted by por AMC on 12:14. Filed under , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "'Pietá árabe' vence World Press Photo 2011"

Leave a reply