|

Abastecimento de água, creches e não recandidatura no discurso solene do Perfeito Amazonino Mendes

A Prefeitura Municipal de Manaus deverá anunciar nos próximos dias medidas em relação ao abastecimento de água na cidade. O anúncio foi feito hoje pelo prefeito Amazonino Mendes durante a solenidade de reabertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Manaus. Além da água o prefeito anunciou a construção de 100 creches durante o ano de 2012, das quais as primeiras cinco já estão em processo de licitação.

O abastecimento de água e a construção de creches, foram as duas grandes novidades anunciadas pelo prefeito ao participar da abertura do ano legislativo, onde presta conta de sua administração do exercício anterior (2011) e estabelece as principais metas para 2012.

No caso da água, o prefeito não descartou a hipótese de a empresa Águas do Amazonas, detentora da concessão do abastecimento de água ser substituída. Ele disse estar esperando a conclusão de estudos encomendados à Fipe, para tomar a decisão.

Segundo o prefeito, estudos preliminares indicam a necessidade de um aporte de investimentos na ordem de R$ 2 bilhões de reais para regularizar o abastecimento de água em Manaus. Ele recordou que na nova pactuação celebrada entre a Prefeitura e a empresa concessionária na administração passada, foram excluídas obrigações por parte da empresam na área de investimentos, principalmente na rede de esgoto.

Durante pouco mais de 60 minutos, o prefeito de Manaus fez um balanço do seu terceiro ano de mandato à frente do Poder Executivo. “Em 2013 não deverei estar aqui nesta tribuna para ler a mensagem. Provavelmente outro prefeito o fará”, assinalou no início de sua fala, para depois fazer um retrospecto de ações desenvolvidas em seus mandatos de governador com a criação da Universidade do Estado do Amazonas e a construção de hospitais na capital e no interior. “Cuidamos da saúde em termos segmentados”, afirmou referindo-se aos Centros de Atendimento Infantil e da Criança, que tinha um volume de quase 50 mil consultadas por ano, a Central de Atendimento.

 “Vocês vão ver que na saúde do município o avanço foi enorme e está sendo”, declarou ao citar os resultados alcançados no setor no ano passado quando a Prefeitura iniciou a reformou, recuperou e ampliou várias unidades de saúde; a substituição das casas do Médico da Família de 30 m² por Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) de 130 m² georreferenciadas; construção de quatro laboratórios para dar suporte às UBSF e demais unidades de saúde; a revitalização do Serviço Atendimento Médico de Urgência (Samu) que passou de 11 para 44 ambulâncias; a implantação do SOS Vida. 

O prefeito incitou os vereadores a visitarem as novas unidades de saúde e principalmente os novos laboratórios, destacando a rapidez nas realizações dos exames. “O paciente chega, faz o seu exame. A ideia é no dia subsequente recebe o resultado do exame. Isso é revolucionário e não é sonho. Isso é uma revolução. Isso é o respeito à população, respeito ao povo pobre que entra nas filas, que se desespera”.

O prefeito assinalou que a antes de a presidente Dilma lançar a campanha de prevenção de câncer de mama e do colo do útero, a Prefeitura de Manaus já havia encomendado uma carreta para proceder exames. Reafirmou que até o final do ano a Prefeitura terá 12 carretas. Atualmente são quatro, que farão 144 mil exames por ano. “Estamos fazendo uma prevenção enorme contra as doenças do colo de útero”.

Na área da Educação o prefeito destacou que das 330 escolas municipais próprias da Prefeitura, 250 já foram recuperadas, reformadas e ampliadas, restando ainda 80 para serem recuperadas.

Lembrou que nestes três anos, mais de 628 novas salas de aula foram entregues. Outra citação do prefeito foi a concessão do Bolsa Universidade, programa instituído pela sua administração que já beneficiou mais de 35 mil alunos.

Na área de finanças segundo exposição do prefeito, a Prefeitura saiu de um orçamento de R$ 1,8 bilhão em 2009 para mais de 3 bilhões em 2012, destacando o aumento de 80% nas receitas municipais sem aumentar alíquota, mas expandindo a cobrança do IPTU. “Não havia no programa do IPTU a rubrica empresa, fábrica. Elas eram arroladas como residências”, assinalou. Segundo o prefeito faltava a justiça fiscal.

Além das creches, Amazonino anunciou que a cidade será coberta por rede de acesso à internet. Além dos pontos em praças e logradouros públicos, a Prefeitura fará contrato com os Cyber Café para disponibilizarem computador e horário para jovens que não possuam equipamentos.

O programa Leite do Meu Filho, Choque de Ordem, a revitalização do Parque da Ponta Negra, a Cidade da Criança e as obras viárias como o Complexo Viário de São José, foram também elencados pelo prefeito durante o seu discurso.

Reportagem de Eduardo GomesSemcom Secretaria Municipal de Comunicação

Posted by por AMC on 20:22. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Abastecimento de água, creches e não recandidatura no discurso solene do Perfeito Amazonino Mendes"

Leave a reply