|

40% dos pedidos de bolsas na Universidade de Coimbra foram recusados

Leio no Público:

Cerca de 40% dos pedidos de bolsa já apurados, feitos pelos estudantes da Universidade de Coimbra no ano lectivo em curso, foram recusados pelos Serviços de Acção Social, revelou o seu administrador, Jorge Gouveia Monteiro. O responsável dos Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra (SASUC) disse à Lusa que estes números se verificam porque os actuais critérios para a concessão de bolsas só beneficiam “os muito pobres”. Neste ano lectivo, a previsão é a de que sejam concedidas “muito menos” bolsas, quer pela aplicação de critérios, que já levaram ao aumento dos indeferimentos para 40% dos números apurados, quer pelo facto de os pedidos terem diminuído, situando-se em pouco mais de 5900, quando no ano lectivo transacto ultrapassaram os 6400.
Hoje, Jorge Gouveia Monteiro contabilizou cerca de 1500 bolsas atribuídas e 1176 indeferidas, no total de bolsas apuradas.
Com os critérios de capitação do regime em vigor, apenas os estudantes “com rendimento zero” é que beneficiam de uma bolsa anual de 5611 euros, dividida por dez meses. No ano lectivo transacto a bolsa máxima ascendia a 6017 euros. “São muitíssimo poucos, situações residuais”, nomeadamente de jovens institucionalizados, aqueles que recebem a bolsa máxima, observou.


Quarta-feira à noite a Associação Académica de Coimbra (AAC) realiza o Fórum Bolseiro para identificar problemas e recolher contributos para ajudar a melhorar o regime de atribuição, revelou à Lusa Rita Andrade, responsável pelo pelouro de acção social da instituição estudantil.
Para Ricardo Morgado, presidente da AAC, o regime de concessão de bolsas recebe “nota negativa”, pelo facto de diminuir o número de beneficiários, acentuando o abandono da universidade por razões económicas.
Rita Andrade estima “em centenas” os estudantes que este ano já foram forçados a abandonar os estudos, uma situação que Ricardo Morgado classifica de “cheque em branco que hipoteca o futuro do país”.
O Fórum Bolseiro pretende analisar a situação dos estudantes da Universidade de Coimbra com bolsas de estudo em atraso, daqueles que as viram ser reduzidas ou que foram excluídos desse apoio.
Na ordem de trabalhos estão também a análise da aplicação do actual regulamento de atribuição de bolsas, respectivas normas técnicas nacionais, e a discussão de propostas de acções a desenvolver pela AAC.

Cf. também:

Posted by por AMC on 18:15. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "40% dos pedidos de bolsas na Universidade de Coimbra foram recusados"

Leave a reply