|

Maranhão busca salvaguardar expressão cultural do tambor de crioula


O Tambor de Crioula foi reconhecido, em 2007, como património cultural do Brasil. Agora, a expressão vai ganhar um centro de referência: a Casa do Tambor de Crioula, em São Luís do Maranhão. O projecto faz parte das acções de salvaguarda do movimento e irá capitalizar um investimento de R$ 1,8 milhão.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) avança que a implantação da Casa será em um sobrado na Rua da Estrela, esquina com a Rua João Vital de Matos. O imóvel, destruído por um incêndio nos anos 1970, será totalmente restaurado e reabilitado. No local são esperadas a realização de festivais e encontros mensais de grupos de Tambor de Crioula.
O projecto executivo da obra prevê ainda a criação de espaços para eventos com dependências multiusos, destinados a exposição permanente, apresentações/vivência, galeria informativa e auditório com mini-cinema. Também haverá espaços para actividades de ensino e formação, bem como oficinas de saberes tradicionais, além de área de apoio com estúdio de gravação de CD’s, loja de produtos associados ao Tambor de Crioula e outros espaços de serviço e apoio à administração da Casa. Paralelamente, está prevista a criação de um banco de dados e de uma biblioteca com acervo de livros, revistas, jornais, mapas, CD’s, DVD’s e blu-rays, relativos à cultura popular e, especificamente, ao Tambor de Crioula.

Posted by por AMC on 15:44. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Maranhão busca salvaguardar expressão cultural do tambor de crioula"

Leave a reply