|

Acordo no Senado evita entrada dos EUA em incumprimento

Leio em O Público:

O Senado norte-americano aprovou o acordo para o aumento do tecto da dívida pública dos Estados Unidos. O voto favorável nas duas Câmaras do Congresso (ontem, na dos Representantes e, hoje, no Senado) permitiu a promulgação da subida do nível do endividamento horas antes do limite que impedia a entrada da maior economia global em incumprimento. O Presidente Barack Obama pede, agora, o suporte do Congresso para aprovar medidas de estímulo à economia.


Depois de a Câmara dos Representantes no Congresso ter aprovado ontem o documento para subir o tecto da dívida em mais 2,4 milhões de milhões de dólares sobre o actual limite de 14,3 milhões de milhões (10,2 milhões de milhões de euros), a proposta acordada entre democratas e republicanos reuniu 74 votos a favor no Senado. Um número superior aos 60 necessários para o documento passar no Senado, onde os democratas têm maioria entre os 100 assentos no órgão.
Obama reagiu nos minutos seguintes à votação, ainda antes de promulgar o aumento da dívida. À posição, não poupou nas críticas – falando numa crise política que, disse, podia ter sido evitada – e pediu agora que o Congresso se concentre na aprovação de medidas de estímulo à economia. Prioridade máxima: criação de emprego.
O acordo foi apenas “um primeiro passo importante”, sublinhou; o próximo, frisou, deve ser assumido pelos dois partidos: ambos “devem assumir a responsabilidade de melhorar a economia”.
Democratas e republicanos acertaram no domingo uma proposta para o aumento da dívida em duas fases e que prevê um corte na despesa de 917 mil milhões de dólares como contrapartida de uma primeira subida do tecto da dívida.
Um comité onde têm assento representantes das duas partes terá, depois, de apresentar ao Congresso um plano de redução do défice, que, no caso de não conseguir a aprovação no plenário, fará accionar um plano de poupança.
A agência de notação financeira Fitch, uma das três grandes norte-americanas, já reagiu à aprovação, dizendo que mantém a avaliação máxima sobre a nota de risco da dívida dos EUA, no famoso nível AAA.

[ACTUALIZAÇÃO]

Posted by por AMC on 17:02. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Acordo no Senado evita entrada dos EUA em incumprimento"

Leave a reply