|

Sugestão cultural: 9ª edição da Flip - Festa Literária Internacional de Paraty

Para os amantes da literatura, a semana mais esperada do ano chegou. Começa nesta quarta-feira, no litoral fluminense, a nona edição da Flip - Festa Literária Internacional de Paraty, que segue até dia 10, com a presença de 30 autores nacionais e estrangeiros.
Apesar de não haver nenhum prémio Nobel confirmado entre as estrelas literária, são esperados diversos escritores de renome internacional.
Um dos mais aguardados desta edição, o italiano Antonio Tabucchi, autor de livros como “Noturno indiano”, “Requiem” e “Afirma Pereira”, desistiu de viajar ao Brasil em função da decisão da justiça brasileira em relação ao caso Cesare Battisti, que teve o seu pedido de extradição pelo governo italiano negado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Elza Soares faz o show de abertura na noite de quarta-feira (13). 
A presidenta Dilma Rousseff, que era esperada pela organização para a inauguração desta noite, cancelou a viagem. Dilma ia prestigiar a conferência dedicada a Oswald de Andrade, escritor homenageado este ano, em mesa com a participação do crítico literário Antonio Candido e do professor e cantor José Miguel Wisnik. A informação foi confirmada pela assessoria do evento, que não informou o motivo da desistência.

Para ter na mira e em foco:

  • Oswald de Andrade será o homenageado da vez
    Considerado o mais inovador dentre os escritores do Modernismo brasileiro, Oswald de Andrade é o homenageado desta edição da Flip. No ano passado, foi Gilberto Freyre.
  • Ubaldo Ribeiro é destaque entre nomes brasileiros
    Entre os vários autores nacionais que vão participar da festa, João Ubaldo Ribeiro se destaca. Na Flip, o escritor baiano relança “Um Brasileiro em Berlim” e “O feitiço da Ilha do Pavão”.
  • De Malta, Joe Sacco faz reportagens em quadrinhos
    Entre as atrações internacionais, destaque para o maltês Joe Sacco, que faz reportagens jornalísticas em formato de história em quadrinhos, como “Palestina: uma nação ocupada”.

A relação de alguns dos mais aguardados:

Laura Restrepo – Conhecida dos brasileiros por “A Noiva Escura” e “Delírio”, vem ao Brasil para divulgar “Heróis Demais”, pela Companhia das Letras. O livro é ambientado no período da ditadura Argentina, entrelaçando as histórias de uma mãe, escritora colombiana, que vai com o filho a Buenos Aires em busca do pai, que por sua vez, é um militante comunista argentino, que a abandonou grávida para se engajar na luta política. Nascida em Bogotá, em 1950, Laura tem livros traduzidos em 12 idiomas.
QUANDO: domingo, 10. Às 14h30

Pola Oloixarac – Tida como um dos grandes nomes da nova geração de romancistas argentinos, a autora de “As teorias selvagens” lança seu primeiro romance por aqui.  Formada em Filosofia pela Universidade de Buenos Aires, além de escritora, é tradutora e assina artigos sobre arte e tecnologia na mídia argentina. Pelo seu carisma e beleza, tem tudo para ser uma das “musas” da Flip.
QUANDO: sexta-feira, 8. Às 12h

Héctor Abad – Seu primeiro livro publicado no Brasil, “A Ausência Que Seremos”, será lançado na Flip. A obra do colombiano é um relato sobre a vida do pai do escritor, o médico Héctor Abad Gómez, que combatia a miséria, defendia medicina preventiva e foi assassinado por paramilitares em 1987. Em tom memorialístico, o livro traça o panorama de uma época e cria o elo entre pai e filho, entre passado e futuro. O autor chegou a cursar medicina, filosofia e jornalismo, antes de se graduar em literatura.
QUANDO: domingo, 10. Às 14h30

John Freeman – Escreve para os jornais The Guardian, The New York Times e The Sydney Morning Herald. O inglês lançou um único livro, “The Tyranny of E-Mail” (de 2009), que fala sobre o quanto o e-mail mudou a vida das pessoas e as consequências que isso tem causado. É editor da revista Granta, que desde 2007 é publicada no Brasil. Seu volume 7 será lançado em junho. A edição dá voz a novos escritores de língua espanhola, como Andrés Neuman e Pola Oloixarac, também presentes na 9ª edição da Flip.
QUANDO: sábado, 9. Às 10h

James Ellroy – O escritor americano foi anunciado como um dos mais aguardados convidados internacionais da Flip 2011. Ellroy é autor de romances policiais como “Dália Negra” e “Los Angeles – Cidade Proibida”, ambas já adaptadas para o cinema.
QUANDO: sábado, 9. Às 19h30

Claude Lanzmann – Cineasta e jornalista francês, Lanzmann se tornou conhecido por “Shoah”, seu documentário de história oral sobre os campos de concentração nazista, considerado uma obra-prima do cinema. Lançado em 1985, o filme demorou 12 anos para ser realizado e tem mais de 9 horas de duração.
QUANDO: sexta-feira, 8. Às 19h30


Joe Sacco – Autor das reportagens em HQ “Palestina”, “Área de Segurança: Gorazde” e “Notas sobre Gaza”, o quadrinista é natural de Malta, ilha do Mar Mediterrâneo. Sacco cria quadrinhos com relatos em primeira pessoa sobre viagens aos palcos da guerra no Oriente Médio e nos Balcãs. A graphic novel “Palestina”, que narra experiências de moradores da Faixa de Gaza, venceu o American Book Award em 1996.
QUANDO: sábado, 9. Às 12h

Emmanuel Carrère – Escritor, roteirista e diretor de cinema, o francês Carrère já teve cinco de seus doze livros publicados no Brasil. Entre eles, “Outras Vidas Que Não a Minha”, de 2010, em que narra a passagem de um tsunami por um resort de luxo no Sri Lanka. Carrère presenciou o tsunami in loco. Várias de suas obras foram adaptadas para o cinema, sendo que “O bigode” (2002) foi dirigido pelo próprio autor.
QUANDO: sexta-feira, 8. Às 15h

Andrés Neuman – O argentino de 33 anos, vencedor dos Prêmios Alfaguara e Crítica 2009, teve em março seu primeiro romance publicado no Brasil. “O Viajante do Século” foi selecionado pelos jornais El País e El Mundo como um dos cinco melhores romances em língua espanhola. Neuman discute questões políticas, sociais e literárias do século 19 com o olhar de um observador do século 21.
QUANDO: sexta-feira, 8. Às 10h

Valter Hugo Mãe – Reconhecido por José Saramago como um “tsunami literário”, angolano, radicado em Portugal, valter hugo mãe (assim mesmo, em minúsculo), além de escritor, é editor, artista plástico, cantor e DJ. Primeiro romance publicado no Brasil, “o remorso de baltazar serapião”, levou o Prêmio Literário José Saramago em 2007. Durante a Flip, lançará, pela editora Cosac & Naify, “a máquina de fazer espanhóis”.
QUANDO: sexta-feira, 8. Às 12h

 Disposição das tendas da Flip 2011 no centro histórico de Paraty (clique para ampliar)

Uma das maiores novidades desta edição é a transferência da Tenda do Telão, onde as conferências são transmitidas ao vivo, e da Tenda dos Autógrafos para o outro lado do rio Perequê-Açu, criando um complexo junto com a Tenda dos Autores, espaço principal do evento. A ideia é desafogar o centro histórico e expandir a área da Flipinha e Flipzona, respectivamente para crianças e adolescentes, ao lado da Praça da Matriz.
"O objetivo é criar um espaço público extremamente qualificado, fortalecendo o conceito de praça", afirmou Mauro Munhoz, presidente da Associação Casa Azul, responsável pela realização da Flip. Munhoz anunciou que a Praça da Matriz passará por obras de requalificação e restauro a partir da segunda quinzena de julho.

Oswald de Andrade: o grande homenageado

O curador da Flip, Manuel da Costa Pinto, que assumiu a função este ano, falou longamente sobre o homenageado desta edição, Oswald de Andrade. "A homenagem, um ano antes dos 90 anos da Semana de Arte Moderna, pretende lançar a semente dessa discussão", sustentou Costa Pinto. A conferência de abertura, batizada de "Oswald de Andrade: devoração e mobilidade", ficará a cargo do professor Antonio Candido, amigo pessoal de Oswald e, aos 92 anos, maior crítico literário vivo do país.
Além de mesas para debater o modernismo, antropofagia e o legado da obra de Oswald, haverá uma exposição sobre sua trajetória, realizada em parceria com a filha do escritor, Marília de Andrade. Será exposto material resgatado de acervo pessoal, dos arquivos da Unicamp e do Museu da Língua Portuguesa, boa parte inédito, como fotos de uma viagem de Oswald e do francês Albert Camus a Iguape, no sul de São Paulo.
O show de abertura terá no palco José Miguel Wisnik, mediador da conferência de Antonio Candido, o cantor Celso Sim e Elza Soares. Batizado de "Zé & Celso", o espetáculo homenageia o diretor teatral Zé Celso Martinez Correa, que encabeçou uma adaptação revolucionária de "O Rei da Vela", de Andrade, na década de 1960.

Autores em destaque

De acordo com o curador da Flip, há neste ano na programação "predominância da ficção e do romance, sem detrimento de outras áreas do saber". Nessa área, lembrou as presenças de João Ubaldo Ribeiro, responsável pelo "ápice do romance no Brasil", do italiano Antonio Tabucchi e do norte-americano James Ellroy. Além disso, salientou a experimentação da argentina Pola Oloixarac e do português Valter Hugo Mãe.
Costa Pinto também destacou a presença do escritor e cineasta francês Claude Lanzmann, membro do grupo existencialista de Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir; do neurocientista Miguel Nicolelis; do jornalista e quadrinista Joe Sacco; e do escritor húngaro Péter Esterházy e do francês Emmanuel Carrère, que debaterão os limites de ficção e não-ficção.
Ícone pop deste ano, David Byrne vai falar, além de música, fotografia e cinema, sobre transporte público e urbanismo sustentável, temas de seu último livro, "Diários de Bicicleta" (2009), publicado no Brasil pela editora Amarilys. O músico possui, no total, oito livros lançados.

Bilhetes e detalhes práticos

Os ingressos para a Flip 2011 começaram a ser vendidos no dia 6 de junho e estiveram até ontem disponíveis no site Tickets For Fun, com reservas  possíveis pelo telefone 4003-0848 ou nos postos autorizados.

O primeiro dia de vendas foi marcado por filas, lentidão no sistema e mesas esgotadas rapidamente. Segundo Mauro Munhoz, o número de ingressos se manteve o mesmo das últimas edições e a venda pela internet funcionou melhor este ano. A partir de hoje, os ingressos só poderão ser adquiridos na bilheteria em Paraty.
As entradas para a Tenda dos Autores custam R$ 40 e para a Tenda do Telão, R$ 10, mesmos valores do ano passado.

Programação completa da Tenda dos Autores:

Quarta-feira (06)
19h - Conferência de abertura, "Oswald de Andrade: devoração e mobilidade"
Antonio Candido
Debatedor: José Miguel Wisnik
21h30 - Show de abertura
"Zé & Celso + Elza"
Com José Miguel Wisnik, Celso Sim e Elza Soares

Quinta-feira (07)
10h - mesa Zé Kleber
Michèle Petit
Dominique Gauzin-Müller
12h - mesa 1, "Lírica crítica"
Carol Ann Duffy
Paulo Henriques Britto
15h - mesa 2, "Marco zero modernista"
Gonzalo Aguilar
Marcia Camargos
17h15 - mesa 3, "Ficções da diáspora"
Caryl Phillips
Kamila Shamsie
19h30 - mesa 4, "O humano além do humano"
Miguel Nicolelis
Luiz Felipe Pondé

Sexta-feira (08)
10h - mesa 5, "Viagens literárias"
Andres Neuman
Michael Sledge
12h - mesa 6, "Pontos de fuga"
Pola Oloixarac
valter hugo mãe
15h - mesa 7, "Laços de família"
Péter Esterházy
Emmanuel Carrère
17h15 - mesa 8, "Noturno italiano"
Antonio Tabucchi
Em conversa com Ignácio Loyola Brandão
19h30 - mesa 9, "A ética da representação"
Claude Lanzmann

Sábado (09)
10h - mesa 10, "No calor da hora"
Enrique Krauze
John Freeman
12h - Mesa 11, "A história em HQ"
Joe Sacco
15h - mesa 12, "Ficção entre escombros"
Marcelo Ferroni
Edney Silvestre
Teixeira Coelho
17h15 - mesa 13, "Alegorias da ilha Brasil"
João Ubaldo Ribeiro
19h30 - mesa 14, "Lugares escuros"
James Ellroy

Domingo (10)
10h - mesa 15, "Pensamento canibal"
Eduardo Sterzi
João Cezar de Castro Rocha
11h45 - mesa 16, "Tour dos trópicos"
David Byrne
14h30 - mesa 17, "Em nome do pai"
Laura Restrepo
Héctor Abad Faciolince
16h - mesa 18, "Livros de Cabeceira"
Convidados da Flip leem trechos de seus livros prediletos




David Byrne confirmado como principal novidade da festa

O músico e escritor David Byrne estará na 9ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip. Byrne comanda a mesa "Tour dos Trópicos", às 11h45 do dia 10 de julho, domingo, último dia do evento, que começa no dia 06, numa discussão sobre arte e urbanismo sustentável.
A participação do antigo líder da banda Talking Heads, um dos expoentes do pós-punk na virada dos anos 70 para os 80, foi a principal notícia apresentada à imprensa pelos organizadores do evento nesta quinta-feira (19).

publicado no IG - 19/05/2011


Cancelamento do polêmico escritor francês Michel Houellebecq

O escritor francês Michel Houellebecq cancelou na noite desta quarta-feira sua participação na 9ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty.
O autor, famoso pela linguagem ácida e direta e por tratar de de temas polêmicos como pornografia, clonagem e religião em seus romances, alegou motivos pessoais para a desistência.
A assessoria da Flip disse que a grade de mesas ainda não está fechada, e deve anunciar novos nomes na coletiva de imprensa marcada para o dia 19 de maio.
A edição de 2011 da festa, que acontece entre os dias 6 e 10 de julho, tem como homenageado o intelectual Oswald de Andrade e já conta com nomes como Antonio Tabucchi, Claude Lanzmann, David Remnick, Andrés Neuman, Pola Oloixarac, Joe Sacco e Emmanuel Carrère.

publicado no IG - 11/05/2011
 
O que fazer e como aproveitar o melhor da cidade

Flip promete levar amantes da literatura a Paraty; E se a ideia de acompanhar debates com nomes como Ignácio de Loyola Brandão e David Byrne já não é suficiente para empolgar, saiba que Paraty oferece outras opções de diversão.
Quem gosta de belas paisagens estará em casa na histórica cidade, com cenários que misturam praias, ilhas, cachoeiras, reservas e montanhas.
Para quem prefere uma diversão mais “urbana”, Paraty receberá na sexta a festa Skol Beats, uma das baladas itinerantes mais renomadas do país. “Temos ainda bares e restaurantes com músicos e artistas de alto nível se apresentando ao vivo”, completa a secretária adjunta de Turismo da cidade, Dalva Lacerda.

Ainda dá tempo

Ficou interessado mas acha que é tarde para ir à cidade? Nada disso. Paraty oferece diversas opções de hospedagem, desde camping a hotéis de preços variados.
“Albergues também são uma boa pedida, mas é uma boa ideia se planejar bem e verificar se o lugar fica próximo ao local da Flip”, alerta a jornalista Érica Nering, que participou de duas edições do evento.
E se não tiver companhia para ir com você, não se preocupe. “O ambiente propicia arrumar novas amizades, conhecemos muita gente por lá”, tranquiliza Érica, que avisa que é possível encontrar escritores passeando pela cidade. “Já tomei cerveja com Marçal Aquino, um dos meus escritores brasileiros favoritos”, relembra, empolgada.

por Luciano Guaraldo

Posted by por AMC on 11:14. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Sugestão cultural: 9ª edição da Flip - Festa Literária Internacional de Paraty"

Leave a reply