|

"Salve Nossa Senhora do Carmo! Salve Parintins!"

por Marcelo Ramos *

Meu pai nasceu no Paraná do Aduacá, entre Parintins e Nhamundá. De família muito humilde, foram 12 filhos e uma história de vida construída com muito trabalho. Escrevo esse artigo aqui em Parintins sentado a mesa com 3 desses filhos. Tia Fracisca, Tia Adélia e Tio Manuel.
As histórias contadas nessa mesa resgatam minhas origens. Da minha vó Mariinha costurado o joelho do meu pai (Umberto) ou a língua da minha tia Teodósia com agulha banhada no álcool e linha de costura ou do “flutuante” que ficava na terra firme em frente a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, onde meu avô abrigou sua família quando chegou à sede da cidade de Parintins.
Ouço tio Manuel relatar a história de que ele e meu pai carregavam 100 bolas de barro por dia para a olaria dos padres, trabalho com o qual meu pai tirou dinheiro para comprar sua dentadura e a passagem para ir estudar em Manaus.
Assim foi construída a saga da minha família em Parintins e aqui estou, tentando resgatar os laços que construí com esse povo.
Ontem, na procissão de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade, assisti a manifestação de fé de mais de 20 mil pessoas, crianças vestidas de anjos, casas enfeitadas em homenagem a santa, cantos, rezas, fogos, expressam a força da religiosidade do povo parintinense.
Cada vez que piso no solo da ilha, sinto a presença do meu pai que há tanto tempo se foi. Sinto sua presença no reconhecimento de seus antigos amigos, no papo com meus tios, no caminhar nas imediações do Colégio do Carmo, onde soltei papagaio, joguei bola de gude, ou no passeio no arraial de Nossa Senhora do Carmo.
Parintins deu a mim os maiores bens que um homem pode receber, o meu sangue, a minha história, as minhas raízes, os valores que trago em meu coração e na minha alma, espero ser capaz de, com a minha vida pública, retribuir a essa cidade e ao seu povo, tanta graça que deles recebi.
Salve Nossa Senhora do Carmo! Salve Parintins!

* deputado Estadual





A maior procissão do Amazonas e a terceira maior do Norte do país, levou mais de 40 mil pessoas às ruas do município de Parintins no fim da tarde do sábado, 16. A procissão de Nossa Senhora do Carmo é conhecida tanto pela devoção de seus fiéis vindos de diversos municípios do Baixo Amazonas e do país quanto pela expressão artística do povo parintinense, que ilustra todo o percurso da procissão com casas ornamentadas com esculturas, pinturas e até encenações de crianças vestidas a caráter para homenagear a padroeira de Parintins.
A procissão de Nossa Senhora do Carmo é um conjunto de mobilização de várias classes e categorias da sociedade de Parintins em prol de uma única fé. Dos portuários que soltam fogos na passagem da procissão pelo cais da cidade em um show pirotécnico aos nascidos em Parintins e radicados em Manaus que voltam a cidade todos os anos para renovar promessas e fé a Festa de Nossa Senhora do Carmo é sem dúvida a mais prestigiada do Estado. A procissão encerrou com o arraial de Nossa Senhora do Carmo após 10 dias de festejos na prelazia de Parintins em honra a santa padroeira.

via Portal do Holanda 

A festa da padroeira dos parintinenses

Parintins é a cidade da festa e da fé. “Sob as bênçãos da Virgem do Carmo” é o tema da festa da nossa Santa Padroeira e como o parintinense inicia o canto do hino da cidade, escrito pelo saudoso bispo, cantor e poeta, Dom Arcangelo Cérqua. O vínculo que une Nossa Senhora do Carmo com o povo, é profundo, antigo e enraizado nos corações de todos. A festa começa nesta quinta, 06, e vai até o dia 16 com muita emoção e fé.
A Evangelização de cidade começou sob o olhar  a as bênçãos da Virgem do Carmo.
Esta grande festa é sempre realizada no dia 16 de julho em todo o mundo pelos conventos Carmelitas e por todos os devotos de Nossa Senhora do Carmo. Essa festa nos mosteiros ou nas Paróquias normalmente é precedida por novenas e procissões.
Em Parintins ela começou no dia 06 de julho com o Círio de Nossa Senhora do Carmo e segue com o novenário e a celebração da santa missa até o dia 16 culminando com a Procissão e a Missa solene onde participam cerca  de 40 mil fiéis.
A festa de Nossa Senhora do Carmo, como já dissemos, é a maior do Estado do Amazonas e a terceira  maior do norte do País, estando atrás somente do Círio de Nazaré, em Belém e da Festa de Nossa senhora Aparecida Padroeira do Brasil.
Durante a novena de Nossa Senhora do Carmo, todas as paróquias e grupos da Cidade participam, preparando as celebrações, enfeitando a Igreja, a praça, o andor e, sobretudo rezando com muita devoção nas celebrações que dão especial ênfase ás famílias às pastorais às vocações e outros. Também são realizados os batizados além de ter um dia especial para a bênção do interior, dos Romeiros e,  sobretudo, a bênção do escapulário de Nossa Senhora do Carmo. Nosso povo gosta muito de usar o escapulário que teve a sua origem na Idade Média, porque muitos cristãos queriam unir-se pela terceira Ordem aos Franciscanos, Dominicanos, Agostinianos e Carmelitas. Esses, por sua vez queriam dar a estes leigos um símbolo de afiliação, que era confeccionado por uma parte do hábito: capa, cordão, escapulário. Entre os Carmelitas, surgiu a idéia de dar aos leigos agregados o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo como símbolo de participação na Ordem e de devoção Mariana.
Atualmente o Escapulário da Virgem do Carmelo, é um símbolo aprovado pela Igreja e proposto pela Ordem Carmelita como manifestação do amor a Maria e como expressão de confiança filial à Virgem, cuja vida quer imitar.
O “Escapulário” era um avental usado pelos Monges durante o trabalho manual, que com o tempo assumiu o significado de querer carregar a cruz de cada dia.
SENDO ASSIM O ESCAPULÁRIO DO CARMO, NÃO É:
Um objeto para uma proteção mágica (amuleto).
Uma garantia automática de Salvação.
Uma dispensa para não viver as exigências da vida cristã, como deve ser vivida!
Em síntese, o Escapulário deve ser usado como símbolo de proteção e de participação na família Cristã. Por isso deve usá-lo quem esteja disposto a cumprir a vontade de Deus e a comprometer-se no trabalho pela construção de um mundo que responda ao plano de fraternidade, justiça e paz em Cristo.
Neste ano não houve a peregrinação da santa, devidos às dificuldades encontradas com a reforma de nossa Igreja Mãe, a Catedral.  O Círio também  foi um pouco modificado, não teve início em Manaus ou em uma de nossas capelas do Interior. Mas sim, na Igreja  mais antiga da Cidade, a Igreja de São Benedito. De lá, saiu no dia 06 de julho às 18 horas e seguiu para a Catedral terminando com a celebração da primeira Missa do Novenário.
Durante o novenário da festa, as Missas serão sempre dirigidas por um pregador  que neste ano será o  PE. VICENTE PAVAN que aprofundará o tema da Festa, cada dia direcionado a homilia para um grupo especial como a Família, as Vocações, o Apostolado da Oração, a Juventude, as Equipes de Nossa Senhora, as Comunidades rurais e Romeiros de Manaus e de outras cidades, com ênfase também às missões Populares a serem realizadas nos meses de setembro e outubro na Paróquia da Catedral.



publicado no Jornal da Ilha
 

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA  DA FESTA:

06/07/05 (Quinta-feira)
· 04: 00hs - Alvorada festiva
· 18:00hs - Círio, saindo da Comunidade de São Benedito.
· Itinerário:  São Benedito, Trav. São Benedito, Nações Unidas, Álvaro Maia, Av. Amazonas e Catedral.                                                                                   Responsável do Círio: Comunidade de São Benedito.
·Responsável da Missa  Paróquia da Catedral de Nossa Senhora do Carmo
07/07/05 (sexta-feira)
· 19:30 hs- Santa Missa  responsável: Paróquia de São José Operário.
08/07/05 (Sábado)
· 8:00h Missa com Unção dos Enfermos
   Resp. Apostolado da Oração, Pastoral da saúde e Marianos.
· 19:30 -  hs - Santa Missa  responsável: Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Comunidade de Santa Clara e Cursilho de Cristandade
09/07/05 (domingo)
· 6:00h -  Santa Missa
     Resp. : Grupo da Catedral
· 8:00h -  Missa para os jovens
· 9:00h  Batismo para as Crianças da Cidade
· 19:30 hs - Santa Missa  responsável: Equipe de Liturgia da Catedral
10/07/05 (Segunda feira)
· 19:30hs  Santa Missa  responsável: Grupo de  Oração Nossa Senhora do Carmo  
11/07/05-(Terça -feira)
· 19:30 hs  Santa Missa  responsável: Comunidade São Benedito
12/07/05 (Quarta-feira)
· 19:30hs  Santa Missa  Responsável: Grupo Jumac.
13/07/05 (Quinta-feira)
· 19:30hs  Santa Missa  Responsável: Grupo de casais da Catedral
· Celebração para os casais que ao longo de 2006, completam 5, 10,15, 20, 25... Anos de casamento. Durante o ofertório, oferta das flores.
14/07/05 (Sexta-feira)
· 19:30hs  Santa Missa  Responsável: Grupo de Canto e liturgia da Catedral com a participação dos Romeiros de Manaus.
15/07/05 (Sábado)
· 9:00 hs  Batismo para as crianças do interior
· 19:30hs  Santa Missa  Resp.: Grupo de Canto e liturgia da Catedral com  os Marianos e a participação das Comunidades Rurais.
16/07/05 (Domingo)
                        

HORÁRIOS DAS MISSAS
· 06:00hs  Responsável: Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes.
· 08:00hs  Responsável: Apostolado da Oração e Marianos da Catedral.
· 10:00hs  Responsável: Pastoral da Juventude e Pastoral Vocacional
17:00hs  Procissão Solene encerramento com a Santa Missa. Responsável: Grupo de Canto e Liturgia da Catedral.

DATAS IMPORTANTES
Todos os dias às 18:30h. Novena de Nossa senhora do Carmo
08/07/06  Missa com Unção dos Enfermos
09/07/06  Batismo para as crianças da Cidade
13/07/06  Celebração de Casamentos e aniversários de 5,10,15.20,25... Anos de casados.
15/07/06  Batismo para as crianças do interior.

Posted by por AMC on 01:19. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for ""Salve Nossa Senhora do Carmo! Salve Parintins!""

Leave a reply