|

Jornal i continua a insistir nos ataques da Al-Qaeda: desta vez o alvo potencial é Portugal


Leio no jornal i:
Interceptada mensagem que apela a ataques da Al-Qaeda em Portugal. A 20 de Julho, um serviço de informações externo detectou no site de um fórum jihadista referências a um plano de ataque a portos, rotas marítimas e turistas.


"Classificação de ameaça: moderada, nível 3." É assim que um serviço de informações não europeu define uma comunicação jihadista interceptada na quarta-feira que apela à realização de "ataques a grandes portos [marítimos] e outros alvos ocidentais em Portugal".
O i confirmou que a 20 de Julho os serviços de informações portugueses foram alertados por serviços congéneres estrangeiros para o facto de ter surgido, no site de um fórum radical islâmico, uma mensagem (post) a incentivar a um "ataque contra instalações de portos, rotas marítimas e turistas em Portugal".
O grau de elaboração e complexidade do plano descrito na internet, associado a outras análises de informações e acontecimentos recentes, levam o serviço estrangeiro a considerar que "elementos hostis têm a capacidade de atingir o alvo e essa acção está ao alcance da intenção do adversário". A avaliação dos especialistas das informações em terrorismo islâmico é que "um ataque, ou acção, é provavelmente uma prioridade e pode mesmo ser preparada".
Na mensagem que foi interceptada, Portugal surge num grande plano terrorista que pretende desferir "um golpe devastador nas economias ocidentais" através de ataques dirigidos aos "nós" das "rotas de navegação mundiais". Na lista dos alvos, Portugal surge ao lado do Canal do Suez, do cabo da Boa Esperança e do estreito de Ormuz.
"Nos mares e oceanos existem rotas de navios para transporte e turismo. Se atacarmos os barcos comerciais, podemos mudar o sistema de rotas navais e fazer subir o custo dos seguros marítimos ou mesmo paralisar [o tráfego marítimo], especialmente o turismo", lê-se na primeira mensagem escrita em árabe interceptada pelos serviços de informações. Uma mensagem de resposta ao primeiro post acrescenta: "Devíamos atacar o golfo Pérsico, é uma região estratégica, com todos aqueles petroleiros. É muito importante que os mujahedin actuem nesta região porque isso irá acelerar a queda dos estados infiéis, cuja economia será gravemente afectada através do petróleo obtido nos países árabes."
Nível de Alerta Apesar de a ameaça citar especificamente Portugal como alvo de possíveis ataques terroristas, "o nível de alerta de segurança nacional é o mesmo", diz ao i um especialista da área: "Até porque este tipo de referências a Portugal não é assim tão raro, acontece quase todos os meses." Outra fonte ligada aos serviços de informações sustenta uma tese diferente, e afirma que a "intercepção de mensagens com referências concretas e incentivos directos a ataques em Portugal já não acontecia há alguns anos". A mensagem em questão cita "os invasores portugueses que insultaram o islão e os muçulmanos de maneira indescritível". "Esse Portugal bárbaro e selvagem. A brutalidade deles é única na história. Desejo que a Al-Qaeda desfira um forte golpe em Portugal. E peço a Alá que seja misericordioso com a Al-Qaeda quando ela o fizer."
O actual líder da Al-Qaeda, o egípcio Al-Zawahiri, que sucedeu a Osama bin Laden seis semanas após o assassinato do mentor da organização terrorista no Paquistão, defende uma "intifada jihadista global" e tem mostrado um interesse crescente na Argélia, a base do antigo Grupo Salafista para a Predicação e Combate, que se transformou na Al-Qaeda do Magrebe Islâmico. Desde 2006 que Zawahiri pretende criar na Argélia uma base recuada da Al-Qaeda para lançar ataques contra Portugal, Espanha e França. Os ataques contra os Estados Unidos e Inglaterra usam a base recuada do Afeganistão e do Paquistão.
Ameaça detectada A ameaça do terrorismo islâmico não é uma novidade em Portugal. O Relatório de Segurança Interna de 2010 revela a existência de "indícios de um crescente estabelecimento de sinergias entre a Al-Qaeda do Magrebe Islâmico e os grupos criminosos a actuar no Sahel e na África submagrebina, particularmente ao nível do narcotráfico e da imigração ilegal, o que configura o aumento da ameaça que impende quer sobre os interesses europeus, designadamente os portugueses, na região, quer sobre o território europeu".
"Considera-se que Portugal não está imune ao desenvolvimento, no seu território, de actividades relacionadas com o terrorismo islamita. Entre outros factores, a presença de contingentes militares portugueses em zonas de conflito, como o Afeganistão, pode constituir um factor de motivação para casos de radicalização violenta de indivíduos ou para a selecção do nosso país como alvo para a realização de atentados", acrescenta o documento. Mais, o relatório indica a "subsistência do risco de projecção para o território nacional da matriz terrorista implantada/activa em espaços geograficamente próximos ou de onde provenham comunidades estrangeiras residentes em Portugal, nomeadamente a Europa, o Sahel, o Magrebe ou o subcontinente indiano. Tais riscos são extensivos às comunidades portuguesas radicadas no estrangeiro e à presença externa portuguesa - de índole económica, diplomática e militar". 

(...)

NOTA do Conexão: ainda a propósito do repúdio, sugere-se a leitura da caixa de comentários da notícia e desta outra notícia.

Posted by por AMC on 14:33. Filed under , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Jornal i continua a insistir nos ataques da Al-Qaeda: desta vez o alvo potencial é Portugal"

Leave a reply