|

Isaac Tayah assume a prefeitura de Manaus e inaugura número recorde de obras

Quase três meses depois de criticar duramente a atuação do prefeito Amazonino Mendes (PTB), o presidente da Câmara Municipal de Manaus, Isaac Tayah (PTB), que assumiu esta semana interinamente a Prefeitura de Manaus, inaugurou, na sexta-feira (22), cinco obras no município. Essa é a primeira vez que um prefeito em exercício inaugura mais de uma obra na cidade.
Isaac, que se declara opositor ao prefeito, esteve cumprindo um ato político de entrega de um campo de futebol e cinco novas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBS) em quatro bairros da cidade. As entregas das obras foram feitas por ele a pedido do prefeito Amazonino, que está, de acordo a assessoria da PMM, em São Paulo, fazendo exames médicos acompanhado do secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato.
“Foi me passado uma agenda porque ele (Amazonino) iria viajar e eu o estou substituindo. Só sentei com ele na terça-feira para pegar essa agenda. Estou até lisonjeado de estar cumprindo alguma coisa na área da saúde, mas isso não me tira o direito de criticar”, afirmou. Tayah negou aproximação com o Amazonino.
O presidente da CMM passou a ser, este ano, o substituto  titular de Amazonino, com a renúncia do vice, Carlos Souza (PSD), eleito deputado federal em 2010.  Até novembro de 2010, Tayah era líder do prefeito Amazonino na CMM. Ele deixou a liderança para disputar o cargo de presidente do parlamento municipal junto com Homero de Miranda Leão (PHS), candidato de Amazonino. Isaac derrotou o aliado do prefeito e assumiu a base de oposição.
No início de maio deste ano, Isaac reclamou que na condição de prefeito nenhum secretário lhe dava atenção. “Ninguém responde, ninguém me passa documento. Sou um prefeito fictício”, afirmou à época.
Sexta-feira, durante a maratona de inaugurações, Isaac teve a sua disposição toda a estrutura da prefeitura.


No percurso para cada local a ser inaugurado, o prefeito em exercício, foi escoltado pela Guarda Civil Metropolitana e toda equipe de assessores do Gabinete Militar, Semsa e da Comunicação.
A primeira obra entregue foi o campo de futebol no bairro Puraquequara, Zona Leste, área denominada Vila de Puraquequara. Ainda na Vila, Isaac inaugurou a primeira das quatro novas UBS na comunidade de Bela Vista. Logo depois, ele seguiu para mais três inaugurações as unidades básicas nos bairros Cidade de Deus, Parque das Nações e na Comunidade Santa Terezinha, no Alvorada II.

Vereador cita acertos do prefeito

Durante inauguração Tayah disse que Amazonino “acertou” ao reformular o atendimento básico em saúde a partir do novo modelo das unidades. “Isso mostra que o trabalho está muito perfeito”, afirmou, na entrega da UBS na Cidade de Deus. “Isso é mérito de quem faz a administração. Isso é mérito do prefeito que está no momento que é o prefeito Amazonino Mendes”, acrescentou.
Logo depois, ele disse que atualmente apesar de fazer oposição ao prefeito é preciso reconhecer aquilo que é melhor para a população. “Meu partido é o oposto as ideias da prefeitura. Mas, as ideias que não são boas. As ideais boas nós estamos juntos. Agora não é hora de agredir, fazer campo de batalha, isso vai ser nas eleições”, afirmou.
O Diário Oficial do Município do dia 24 de maio traz a publicação de um crédito adicional suplementar de R$ 1.710.288,61 da Prefeitura para a Câmara Municipal de Manaus.  Em entrevista, Isaac Tayah disse que não fez nenhum “acordo imoral” com o prefeito.
“A minha administração quem faz sou eu. O prefeito tem que repassar aquilo que está na constituição que é de 4,5% e não vou fazer nenhum acordo imoral. Não vou usar a Câmara para fazer campo de batalha”, afirmou. Ele disse que não há aproximação com o prefeito em troca de favores. O orçamento da CMM é de R$ 80 milhões.

publicado em A Crítica

Posted by por AMC on 21:06. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Isaac Tayah assume a prefeitura de Manaus e inaugura número recorde de obras"

Leave a reply