|

Clipping | Novo Governo PSD

Governo pequeno, jovem e com licenciados em Direito em maioria

João Pedro Pereira

Quatro ministros com experiência de Governo, oito com experiência política (incluindo o primeiro-ministro), seis licenciados em Direito, quatro independentes, duas mulheres e uma média de idades de 47 anos – é o resumo do novo executivo, que toma posse esta terça-feira.

Governo pequeno, jovem e com licenciados em Direito em maioria

João Pedro Pereira

Quatro ministros com experiência de Governo, oito com experiência política (incluindo o primeiro-ministro), seis licenciados em Direito, quatro independentes, duas mulheres e uma média de idades de 47 anos – é o resumo do novo executivo, que toma posse esta terça-feira.

 

 

O novo Governo: Quatro ministros independentes, quatro do PSD, três do CDS-PP

Política
4 | 6155 visitas
Política
comentar | 317 visitas
Pedro Passos Coelho à saída do Palácio de Belém
"Fui indigitado há 48 horas e, tal como assumi publicamente, fiz de forma expedita a constituição do novo Governo", disse Passos Coelho à saída do encontro com o Cavaco Silva, no Palácio de Belém.

 

SAIBA QUEM SÃO OS MINISTROS DE PASSOS COELHO

por DN.ptOntem
Clique nos nomes e fique a saber mais sobre o novo Executivo PSD/CDS-PP
Ministro de Estado e das Finanças - Vítor Gaspar
Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros - Paulo Portas
Ministro da Defesa Nacional - José Pedro Aguiar Branco
Ministro da Administração Interna - Miguel Macedo
Ministra da Justiça - Paula Teixeira da Cruz
Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares - Miguel Relvas
Ministro da Economia e do Emprego - Álvaro Santos Pereira
Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território - Assunção Cristas
Ministro da Saúde - Paulo Macedo
Ministro da Educação, do Ensino Superior e da Ciência - Nuno Crato
Ministro da Solidariedade e da Segurança Social - Pedro Mota Soares
Novo Governo
O PS limitou-se hoje a desejar "boa sorte" aos membros do novo Governo liderado por Pedro Passos Coelho, considerando que mais importante serão as políticas, mas lamentou a ausência do Ministério da...
Imprensa
A imprensa espanhola destaca o "emagrecimento" do executivo português, com cobertura destacada nas edições online dos principais órgãos de informação do país sobre a composição do novo Governo português...
EDITORIAL

Um Governo técnico jovem e inexperiente

Um Governo técnico, jovem, inexperiente, sobre o qual subsistem mais dúvidas do que certezas. É desta forma que se pode caracterizar o elenco executivo ontem apresentado por Passos Coelho, que vai tomar...
 

Oito estreantes e duas mulheres no novo Governo

O novo Governo de 11 elementos apresentado esta sexta-feira por Passos Coelho ao Presidente da República inclui oito estreantes em funções executivas e duas mulheres, enquanto três futuros ministros já desempenharam funções em anteriores Executivos. A posse decorrerá na próxima terça-feira.



> ver mais Nacional
Vítor Gaspar, conselheiro de Durão e estudioso de EconomiaO novo ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, é actualmente director do Gabinete dos Conselheiros de Política Europeia do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.
Miguel Macedo, o Parlamento para a Administração InternaO novo ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, tem 52 anos e foi no último ano o rosto do PSD no Parlamento na oposição ao Governo do PS.
Aguiar-Branco de novo com pasta ministerialSeis anos depois, o social-democrata Aguiar-Branco regressa ao Governo, agora na Defesa, com a liderança da bancada parlamentar, a corrida à presidência do PSD e a terceira vez como cabeça de lista pelo Porto a somar ao currículo.
Paulo Macedo, um banqueiro para assumir a pasta da SaúdeO novo ministro da Saúde, Paulo Macedo, actual administrador do BCP, deixou a sua marca no Governo de Durão Barroso em 2004, quando a então ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite o convidou para director-geral dos Impostos.
Miguel Relvas, "braço-direito" de Passos CoelhoA carreira política do próximo ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, com 49 anos, começou na adolescência nos bastidores das bases e aparelho partidário "laranjas", numa ligação de quase 30 anos ao novo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.
Álvaro Santos Pereira economista e professor no CanadáO economista Álvaro Santos Pereira, docente de Desenvolvimento Económico e Política Económica na Simon Fraser University, em Vancouver, autor do blogue "Desmitos" e de vários livros é o novo ministro da Economia.
A lista dos ministrosConheça o novo Governo liderado por Pedro Passos Coelho.
Oito estreantes e duas mulheres no novo GovernoO novo Governo de 11 elementos apresentado esta sexta-feira por Passos Coelho ao Presidente da República inclui oito estreantes em funções executivas e duas mulheres, enquanto três futuros ministros já desempenharam funções em anteriores Executivos. A posse decorrerá na próxima terça-feira.
Pedro Passos Coelho está em Belém para apresentar o novo GovernoPedro Passos Coelho é recebido esta sexta-feira na Presidência da República para dar a conhecer a Cavaco Silva a lista dos ministros do novo Governo. A audiência marcada para as 17.45 horas, já começou e só depois serão divulgados oficialmente os nomes dos novos ministros.
Miguel Relvas será o coordenador político do novo GovernoMiguel Relvas vai ser o responsável pela coordenação política do Governo de Passos Coelho e deixará a secretaria-geral do PSD. A notícia, avançada pela edição online do "Expresso", indica que Relvas pretendia ficar no partido mas o líder social-democrata não abdicou da sua presença no Governo.
Comandantes da PSP na despedida de Rui Pereira Alguns comandantes e segundos comandantes de algumas esquadras da PSP do país deslocaram-se hoje, sexta-feira, a Lisboa, para participarem num encontro que decorreu na Direcção Nacional e que contou com a presença do ministro demissionário Rui Pereira.
PSD venceu as eleições com 38,66% dos votosO PSD venceu as eleições legislativas de 5 de Junho com 38,66% dos votos, elegendo 108 deputados, segundo o mapa oficial dos resultados, divulgado esta sexta-feira na página da Internet da Comissão Nacional de Eleições.
Líder bancada do PSD reafirma Nobre para presidência do ParlamentoO líder parlamentar do PSD, Miguel Macedo, reafirmou esta sexta-feira que o partido irá apresentar Fernando Nobre para a presidência da Assembleia da República, desvalorizando as críticas ao nome porque o partido respeita "as opiniões de todos".
Primeira sessão do Parlamento confirmada para segunda-feiraA Assembleia da República vai realizar a primeira sessão plenária da XII legislatura na segunda-feira, às 10 horas, confirmou esta sexta-feira o vice-presidente do Parlamento Guilherme Silva.

 VVVVV

Todos os nomes. Conheça o novo governo apresentado por Passos em Belém


Saiba quem são os 11 ministros que Passos Coelho vai liderar. Leia a carta oficial entregue pelo primeiro-ministro indigitado ao Presidente da República
Doze dias depois das eleições e Pedro Passos Coelho já apresentou o executivo ao Presidente da República. Depois de na quarta-feira ter reunido com o Chefe de Estado e ter sido nomeado primeiro-ministro, Passos apresentou esta tarde a Cavaco Silva os 11 nomes que vão compor o executivo.

Para a pasta que será mais importante nos próximos anos, a das Finanças, será Vítor Gaspar, conselheiro da Comissão Europeia, a ocupá-la. Depois de terem sido avançados nomes como Eduardo Catroga ou Vítor Bento, a escolha recaiu sobre o economista que faz parte da equipa de Durão Barroso, em Bruxelas.

Miguel Relvas, o secretário-geral do PSD, transita para o governo e vai ficar com a pasta de coordenação do executivo, os Assuntos Parlamentares, Autarquias e Desporto.

No campo dos superministros, Passos escolheu Álvaro Santos Pereira, um economista para tutelar os ministérios da Economia a que se junta a pasta das Obras Públicas, Transportes e Comunicações. O ministério da Segurança Social foi entregue ao vice-presidente do CDS, Pedro Mota Soares.

Miguel Macedo, antigo líder parlamentar do PSD ficou com a pasta da Administração Interna. Na Justiça será Paula Teixeira da Cruz, actual vice-presidente do PSD.

Na pasta da Saúde, Passos escolheu Paulo Macedo. Na outra pasta social da Educação e Ensino Superior será Nuno Crato o próximo ministro.

Também para o CDS vai ficar o mega ministério do Ambiente, Agricultura e Território com Assunção Cristas como ministra.

Paulo Portas, o líder centrista, vai a ser o ministro dos Negócios Estrangeiros e para Defesa será Aguiar Branco, o homem que disputou as eleições internas com Passos Coelho.

A orgânica do governo foi acordada entre PSD e CDS. Os centristas defendia 12 ministros, já o Passos Coelho insistia em apenas 10. Depois da negociação, que ficou finalizada esta semana, com a assinatura pública dos acordos político e programático. Este último vai ser apenas conhecido quando a coligação levar ao Parlamento o programa de governo. Depois da tomada de posse, que será no início da próxima semana, Passos tem 10 dias para apresentar o programa na Assembleia da República.

Secetários de Estado

Passos Coelho vai transformar o ministério da Cultura em secretaria de Estado dependente do primeiro-ministro. Para ocupar o cargo, Passos escolheu Francisco José Viegas. No novo executivo, mais reduzido que o anterior, não vai existir o ministério da PresidênciaMarques Guedes será o secretário de Estado com esta tutela.

Como secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro fica Carlos Moedas.


Veja aqui a lista oficial entregue por Passos Coelho a Cavaco Silva

Conheça o novo Governo

Ontem às 18:39

Lista do XIX Governo Constitucional, o mais pequeno de sempre com apenas 11 ministérios, e segundo a carta enviada por Passos a Cavaco Silva.

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1881344&page=-1

Perfil do Ministro de Estado e das Finanças - Vitor Gaspar

Perfil do Ministro da Economia e do Emprego - Álvaro Santos Pereira

Perfil do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros - Paulo Portas

Perfil do Ministro da Defesa Nacional - José Pedro Aguiar Branco

Perfil do Ministro da Administração Interna - Miguel Macedo

Perfil da Ministra da Justiça - Paula Teixeira da Cruz

Perfil do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares - Miguel Relvas

Perfil da Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território - Assunção Cristas

Perfil do Ministro da Saúde - Paulo Macedo

Perfil do Ministro da Educação, Ensino Superior e Ciência - Nuno Crato

Perfil do Ministro da Solidariedade e da Segurança Social
Ministro de Estado e das Finanças - Vitor Gaspar
Ministro da Economia e do Emprego - Álvaro Santos Pereira
Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros - Paulo Portas
Ministro da Defesa Nacional - José Pedro Aguiar Branco
Ministro da Administração Interna - Miguel Macedo
Ministra da Justiça - Paula Teixeira da Cruz
Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares - Miguel Relvas
Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território - Assunção Cristas
Ministro da Saúde - Paulo Macedo
Ministro da Educação, do Ensino Superior e da Ciência - Nuno Crato
Ministro da Solidariedade e da Segurança Social - Pedro Mota Soares
Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros - Luís Marques Guedes
Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro - Carlos Moedas
Secretário de Estado da Cultura - Francisco José Viegas

Posted by por AMC on 03:22. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Clipping | Novo Governo PSD"

Leave a reply