|

Merkel quer mexer nas férias e na idade da reforma dos portugueses

Actualizando a 'Espuma dos Dias' que dá brado do 'Estado da Nação' e abre 'Uma Janela Para o Mundo':

Na Terça-feira, durante um comício do seu partido, Angela Merkel deixou dito que a ajuda alemã tem contrapartidas. No embalo do discurso, tratou de se explicar melhor aos eleitores alemães: exigiu menos férias e o aumento da idade de reforma para os trabalhadores de países como Portugal, Grécia e Espanha.
Apanhado em cheio com esta afirmação em final de pré-campanha, o Primeiro-ministro demissionário, José Sócrates, que repetidamente tem garantido que, apesar da austeridade do acordo de ajuda externa, não será necessário aumentar a idade para a reforma (com base no argumento das medidas de sustentabilidade que o Governo implementou na Segurança Social), discordou - coisa rara! - prontamente da Srª Merkel.
Na Alemanha, também a oposição criticou as afirmações da chanceler sobre as férias e as reformas em Portugal.
Por cá, a CIP (Confederação Empresarial de Portugal), pela voz de António Saraiva, aproveitou a deixa e, à boleia da chanceler alemã, veio logo a público defender que os portugueses voltem a reduzir as férias para 22 dias. As duas principais centrais sindicais portuguesas reagiram de imediato, quer às ideias da chanceler, quer às intenções do presidente dos empresários. Carvalho da Silva, pela CGTP, lembrou que o programa imposto pela "troika" «não é lei» , enquanto a UGT, pela voz de João Proença, recordou que o aumento de dias de férias foi «decidido por um ministro».



Mas o Governo em gestão foi mais longe e, segundo o semanário Expresso, o embaixador alemão em Lisboa foi chamado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) para lhe ser manifestado o «desprazer» e a surpresa de Portugal sobre as considerações de Merkel

O Expresso conta esta manhã que o embaixador alemão em Lisboa foi chamado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros para lhe manifestar o «desprazer» pelas declarações de Angela Merkel.

Posted by por AMC on 17:53. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Merkel quer mexer nas férias e na idade da reforma dos portugueses"

Leave a reply