|

Entretanto, em Espanha: dia de eleições regionais, sob protesto mas em «normalidade absoluta»


Leio na Agência Lusa:
O Governo espanhol destacou hoje a "normalidade absoluta" com que decorreu o processo de abertura dos colégios eleitorais em Espanha, com todas as mesas constituídas no continente e nos arquipélagos das Baleares e Canárias. Os 35,38 milhões de votantes elegem os governos de 13 das 17 comunidades autónomas espanholas e nas duas cidades autónomas de Ceuta e Melilla depois de uma semana de intensos protestos.
Os dados foram confirmados numa conferência de imprensa no Centro de Dados, situado no Palácio de Congressos de Madrid, onde, tanto o secretário de Estado da Comunicação, Félix Monteira, como o sub-secretário do Ministério do Interior, Justo Zambrana, destacaram a ausência de incidentes. 


Zambranda realçou a normalidade no País Basco, "uma das primeiras regiões a constituir as mesas eleitorais". Os representantes do Governo confirmaram que as mesas já encerraram em duas localidades -- Villaroya e Ledesma de Cogolla, ambas em La Rioja -- depois de terem votado todos os eleitores recenseados.
O primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, apelou hoje à "responsabilidade de uma ampla participação" dos cidadãos no ato eleitoral em curso, considerando que esse "é sem dúvida o melhor resultado" das eleições.
Questionado sobre o eventual impacto na jornada eleitoral das concentrações em curso em praças de várias cidades espanholas, Zapatero limitou-se a dizer que os cidadãos expressam o seu voto livre e individualmente e "esta é a grandeza da democracia".
O líder do Partido Popular (PP) espanhol, Mariano Rajoy, disse hoje esperar que a jornada eleitoral em curso seja "de votação maioritária" onde "todos vão votar, em quem queiram, porque a democracia é um voto".
A reta final da campanha ficou marcada por protestos nas principais praças das cidades espanholas, com destaque para a Puerta del Sol, onde estão acampados desde o fim-de-semana passado milhares de pessoas.
Um movimento que começou nas redes sociais e se espalhou a todo o país e a várias cidades europeias, incluindo Lisboa, onde há também ações de apoio aos manifestantes espanhóis.
Os 35,38 milhões de votantes elegem os governos de 13 das 17 comunidades autónomas espanholas - Astúrias, Cantábria, Navarra, Castela e Leão, La Rioja, Comunidade Valenciana, Comunidade de Madrid, Castela La Mancha, Múrcia, Canárias, Ilhas Baleares, Aragão e Extremadura -- e nas duas cidades autónomas de Ceuta e Melilla.
Serão ainda eleitas as Juntas Gerais do País Basco, os Cabildos Insulares das Canárias, os Conselhos Insulares das Baleares, o Conselho Geral de Aran e os conselhos de Navarra.


link

Posted by por AMC on 12:30. Filed under , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Entretanto, em Espanha: dia de eleições regionais, sob protesto mas em «normalidade absoluta»"

Leave a reply