Dívida das autarquias à empresa pública Águas de Portugal dispara para 264 milhões
Leio no Diário Económico:
A dívida de clientes do grupo Águas de Portugal (AdP) disparou para 264 milhões de euros. A esmagadora maioria dos incumpridores são as autarquias, um dos seus principais parceiros de negócio. "É uma situação que não deixa de nos preocupar, porque já observávamos uma queda desde 2006", realça Pedro Serra, presidente da AdP e principal responsável pela prestação do serviço público de abastecimento de água e saneamento a 87,8% da população portuguesa - um universo que envolve 234 dos 308 municípios existentes.
A solução imediata deverá passar pelo recurso aos tribunais. "Já temos alguns processos em curso contra as autarquias para assegurar a redução do prazo de recebimentos", diz o presidente da AdP, lembrando que só a Câmara de Lisboa chegou a dever 80 milhões de euros. Uma situação, contudo, já ultrapassada.
Mas este não é o único problema com que se debate a ‘holding'. A empresa reclama um desvio tarifário de 150 milhões de euros. E a justificação é simples: à semelhança do que acontece no sector da electricidade, a maior parte das tarifas praticadas pelas empresas em que participa não cobrem os custos de produção. Como tal, sugere uma solução idêntica à encontrada para a energia. "A securitização deste valor [junto da banca] é uma possibilidade", argumenta Pedro Serra, mas a palavra final está nas mãos do Governo e do primeiro-ministro José Sócrates.
Posted by por AMC
on 08:31. Filed under
ESPUMAS,
o estado da nação
.
You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0.
Feel free to leave a response