|

Da série "Para te falar de Lisboa" | Quiosques da Avenida da Liberdade já abriram!


Cinco quiosques abrem hoje ao público na Avenida da Liberdade, em Lisboa, num investimento privado de meio milhão de euros que pretende dar vida nova a uma das principais artérias da capital. Dois dos cinco espaços, cada um com um tema diferente, pertencem à 'Banana Café', a empresa que venceu o concurso público lançado pela Câmara Municipal de Lisboa.
Ambos servem comida saudável e batidos feitos integralmente com fruta e vegetais, 'wraps', saladas, sopas, fruta e 'muffins'. 
Nos restantes três há pastelaria, com 'O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo', pizzas e outras especialidades italianas, da responsabilidade da pizzaria de Alcântara 'Maritaca', e 'cachorros gourmet' do 'Hot Dog Lovers', que já esteve no Miradouro de São Pedro de Alcântara.
Os quiosques têm serviço de esplanada, estão espalhados entre os Restauradores e a Rua Alexandre Herculano e estarão abertos das 9:h às 23h de domingo a quarta-feira e das 9h às 2h da manhã de quinta-feira a sábado, durante todo  o ano.
Para o final do ano fica guardada a inauguração de um último quiosque do grupo de seis que faziam parte do concurso público lançado pela autarquia.



Pelo sobe e desce da avenida, por entre o contínuo tráfego e o vai-e-vem das multidões, há cinco novas razões para parar (por agora, daqui a uns meses haverá seis), em esplendor de chapa verde, toldo branco e esplanada: são os novíssimos Quiosques Liberdade, divididos pelas duas alamedas (três de um lado, dois de outro), ainda a cheirarem a novo e em festa contínua hoje e amanhã, para celebrar a inauguração.
O renascimento desta série de quiosques é resultado de um concurso público lançado pela Câmara Municipal de Lisboa para a concessão dos espaços, concurso ganho pela Banana Café, empresa de "fast food saudável" que faz na Avenida da Liberdade a sua estreia no mercado. Mas a marca não quis ficar sozinha e convidou três parceiros já mais conhecidos: os Hot Dog Lovers (cachorros quentes), as pizzas do chef Airoldi da Maritaca e o Melhor Bolo de Chocolate do Mundo.

As parcerias permitem trazer "uma oferta muito mais interessante", diz Bernardo Delgado, sócio-gerente da Banana Café. Mas também colmatar uma exigência do concurso: cada quiosque teria de ter um dos temas definidos pela autarquia, entre "chocolates, gelados, crepes, chás e cafés", "saladas, frutas, sumos naturais", "vinhos, queijos e enchidos", "cervejas e petiscos", "tapas" e um tema livre. Não sabemos onde entram as salsichas e as pizzas na equação, mas o objectivo, segundo o assessor de imprensa do vereador Sá Fernandes (com o pelouro responsável pelo concurso), era "criar um circuito gastronómico, composto por uma oferta complementar". Circuito preparado, vamos em digressão gastronómica com paragem em cada um dos quiosques.

Porque a descer todos os santos ajudam, optámos por começar no cimo da avenida, junto à Rua Alexandre Herculano, onde foram instalados os dois primeiros quiosques. No posto 1 (lado direito) fica o primeiro quiosque do Banana Café (o segundo é no final da avenida, quase nos Restauradores). Aqui, poderá experimentar cerca de uma dezena de smoothies, o ex-líbris da marca. E o que são smoothies? "São batidos de fruta, mas muito mais densos e ricos", explica Bernardo Delgado. À receita base pode ainda ser adicionado iogurte, mel, sementes de sésamo ou manteiga de amendoim. "Tudo cem por cento saudável e feito no momento". Lá fora, "os smoothies são uma refeição", mas se tiver espaço para mais, ainda há wraps, saladas, cookies e muffins. Os preços por refeição rondam os 6,5€, valor médio para todos os quiosques.

Continuando o percurso, atravessamos a avenida em direcção ao posto dos Hot Dog Lovers. Até há pouco instalados no Miradouro de São Pedro de Alcântara, mudam-se agora para os Quiosques Liberdade e trazem novos produtos: tapas, queijos e vinhos regionais. Mas o cachorro quente continua a ser rei, com "pão e vegetais frescos todos os dias", assegura Bernardo Delgado. No final do ano, os amantes do Bairro Alto já terão os Hot Dog Lovers outra vez por perto - a marca muda-se para os Restauradores com a abertura do sexto quiosque.

Depois de smoothies e cachorros, vem mesmo a calhar um passeio pela avenida, uma caminhada de uns quinze minutos (dependendo da pressa que tenha em voltar a encher a barriga, é claro!) até passar a Rua das Pretas, rumo aos próximos quiosques. Nesta secção da avenida há mais dois espaços, onde poderá escolher entre as pizzas e bruchettas da Maritaca (à direita) ou uma fatia d"O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo (à esquerda). Na paragem obrigatória para os mais gulosos há ainda gelados dos criadores da Artisani e um dia destes poderá ver recriações do dito "melhor bolo" feitas por chefs convidados, assegura Bernardo Delgado.

No final, uma última paragem antes de descer aos Restauradores, junto ao segundo posto do Banana Café. Aqui, pode pedir-se algo mais leve, como a salada de morangos e espinafres, ou ficar pela esplanada a aproveitar o final de tarde, Internet gratuita ou uma das actuações programadas.

Seja para correr os cinco quiosques versão passeio ou "rally tasca", ou para optar por apenas um deles, os Quiosques Liberdade asseguram que a avenida "nunca mais vai ser a mesma". Todos os dias, a partir das 9h00, prometem trazer novas opções de pequeno-almoço ou almoço aos turistas e colaboradores das várias empresas que habitam a artéria lisboeta. E às quintas, sextas e sábado ficam noite dentro, até às 2h00, para "muita borga" e descontos na cerveja: na inauguração há duas pelo preço de uma ou a metade do preço e "mais para a frente" haverá cartões de carimbos: chegando ao sexto, é por conta da casa, assegura Bernardo Delgado. Aos fins-de-semana há ainda programação cultural especial, que pode vir a ser alargada para alguns dias da semana, ao final da tarde.

"A Avenida da Liberdade nunca mais vai ser a mesma"


A promessa é de Bernardo Delgado, e a festa começa logo na inauguração. Hoje de manhã há mercado biológico e feira de antiguidades e artesanato, com cerca de 150 feirantes confirmados (novidade que a partir de hoje volta à avenida no segundo sábado de cada mês). A música também andará pela avenida, com concertos do Quarteto de Cordas Covilhã, Mad Mac, Heartbreakerz, Xinobi, Stereo Addiction e casalmaravilha. E como a animação decorre em parceria com o Movimento Verde Alfacinha, que pretende "chamar a atenção para a importância dos temas do ambiente e da sustentabilidade", há ainda um workshop de hortas biológicas (10h00). Se quiser subir ao Parque Eduardo VII, no Jardim Amália Rodrigues pode encontrar um "hospital da roupa" com o estilista Dino Alves (15h00), diversos workshops, sessões de ioga e teatro.
Amanhã há outra vez música junto aos quiosques, desta vez a cargo da Escola do Museu do Fado, da Escola de Jazz Luiz Villas-Boas do Hot Club Portugal, dos 72 funk, dos Twofold e dos Dead Fred. No Jardim Amália Rodrigues, decorre uma "fábrica de poções naturais para crianças" (às 10h30, mas também no sábado, às 15h00) e o workshop "Sabão de Inverno", com "aulas práticas para fazer sabão natural com cinzas de lareira" (14h00). Para os adultos, há aulas de cozinha saudável (11h00) e de auto-massagem (15h00), biodanza (17h00) e concerto dos Toca a Rufar a fechar a programação (18h30).
Todas as actividades são gratuitas. A inscrição pode ser feita no local ou por email (info@verdemovimento.com). Mais informações em verdemovimento.com.

Quiosques Liberdade

Os quiosques surgiram com o objectivo de "trazer mais pessoas à avenida" e inserem-se no programa de "requalificação e dinamização dos espaços verdes da cidade" promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, através do qual "já abriram mais de 20 novos quiosques e esplanadas", segundo o assessor de imprensa do vereador Sá Fernandes. Os antigos quiosques-restaurante, instalados na avenida por volta de 1986, dão agora lugar a cinco novos espaços, de "formatos mais rectilíneos e clean", cada um com 36 lugares de esplanada. O resistente Trimar, em frente ao elevador da Glória, será desactivado ainda este ano e instalado o sexto Quiosque Liberdade.

Banana Café

Bernardo Delgado, de 27 anos, é licenciado em Gestão e trabalhava como consultor na área das telecomunicações quando há cerca de um ano optou por dar "uma volta na vida": "Decidi despedir-me e abraçar este projecto", conta. Assim começou a nascer a marca Banana Café, inicialmente pensada para centros comerciais e depois para locais ao ar livre, que se mostra agora ao público com a concessão dos Quiosques Liberdade e a gerência de dois deles. Mas os projectos não se ficam pela avenida e já existem planos para mais abrir mais dois espaços, um no Chiado e outro em Belém.

publicado em O Público

Quiosques Liberdade
Avenida da Liberdade,
1250-144 Lisboa, Portugal
Tel.: 913907273/918342850
Horário: Domingo a quarta, das 09h00 às 11h00 e quinta a sábado, das 09h00 às 02h00
Email: geral@bananacafe.pt
Facebook: Quiosques-Liberdade

Posted by por AMC on 16:16. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Da série "Para te falar de Lisboa" | Quiosques da Avenida da Liberdade já abriram!"

Leave a reply