|

Aumenta o número de refugiados africanos e asiáticos na região da Amazônia

A região amazônica brasileira tem sido destino privilegiado para refugiados provenientes de países da África (64,5% ) e da Ásia (10,6%), que fogem de perseguições e violações dos direitos humanos, referiu hoje o Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Acnur.
Em nota, a agência indica que desde 2010, os solicitantes extra-regionais são na maioria jovens do sexo masculino e oriundos de países distantes do Brasil, como o Quénia, Zimbábue, Congo e Sri Lanka. Apenas 22,4% provêm das Américas, sendo os países com maior representatividade de refugiados Angola, Colômbia, República Democrática do Congo, Libéria e Iraque.
De acordo com o representante do Acnur no Brasil, Andrés Ramirez, «a proteção às pessoas que fogem de perseguição e violação massiva dos direitos humanos segue representando um desafio para os países,especialmente quando novos conflitos se desenvolvem na África e no Oriente Médio».
Segundo o Comité Nacional para Refugiados, Conare, existem 4,5 mil refugiados no Brasil. A Amazônia abriga cerca de 140, a maioria bolivianos, e possui quase 700 solicitantes de refúgio de diversas outras nacionalidades.

Posted by por AMC on 16:15. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Aumenta o número de refugiados africanos e asiáticos na região da Amazônia"

Leave a reply