|

“Survivors”: exposição fotográfica de Akash

A exposição “Survivors” - associada ao evento TEDxO’Porto, que teve lugar dia 21 de Março na Casa da Música - surge como testemunho do trabalho de Akash, orador do evento e fotógrafo residente em Dakha, Bangladesh. Retrata a vitória da determinação humana na luta e sobrevivência contra todas as circunstâncias e pode ser vista no Centro Português de Fotografia, no Porto.

Imagens dão voz aos heróis sem voz

" Today, I count myself blessed, having become a photographer. To be able to articulate the experiences of the voiceless, to bring their identity to the forefront, gives meaning and purpose to my own life "
As pessoas que vivem no limiar da sobrevivência têm sido a fonte de inspiração de Akash ao longo de toda a sua carreira. Despojadas de todos os bens essenciais, sobrevivem, e conseguem fazê-lo, dia-a-dia com esperança e espírito positivo inspiradores.

Enquanto fotojornalista, natural de um país onde a subnutrição e as condições precárias de vida afectam a maior parte da população, Akash sentiu a necessidade de dar voz a quem não a tem e focar as trevas densas desta realidade que raras vezes os nossos olhos alcançam. Todas as fotografias que capta, são obtidas com esse propósito: “as minhas imagens são a minha voz e quero mostrar tudo o que deveria ser modificado ou estimado”, afirma. Apesar das circunstâncias de algumas pessoas que retrata - do cinzentismo que as envolve, da decadência e das condições deploráveis em que vivem – elas são sempre as protagonistas, os heróis, que, graças ao seu carácter e grandeza de alma, surgem como verdadeiras lições de vida. Para Akash, este é o seu dever, enquanto fotógrafo e artista: dar a conhecer cada um dos aspectos e contingências do mundo em que vivemos, mostrar o que por vezes não deveria ser mostrado, ir para além do visível e enquadrar cada aspecto da pobreza, da miséria e do sofrimento que encontra – porque o único pecado de um fotógrafo é virar a cara para o lado.

Biografia GMB Akash

A paixão de Akash pela fotografia começou em 1996, quando tinha 19 anos. Participou ao longo de 3 anos nos Seminários promovidos pela World Press Photo em Dhaka e licenciou-se em Fotojornalismo no Instituto de Fotografia de Pathsala da mesma cidade.
Ao longo da sua carreira foi agraciado com mais de 40 prémios internacionais e a sua obra publicada em mais de 50 títulos de referência, dos quais se destacam: National Geographic, Vogue, Time, Sunday Times, Newsweek, Geo Stern, Der Spiegel e Courier International.

Em 2002 foi o primeiro fotojornalista do seu país a participar no prestigiado encontro organizado pela World Press Photo, as Joop Swart Masterclasses.
Em 2004 foi reconhecido com o Young Reporters Award (Festival Scope Photo, Paris).
Em 2005 foi premiado com o Best Show (Center for Fine Art Photography’s, Colorado, EUA) e em 2006 conquista o primeiro prémio da World Press Photo. Ainda em 2006 lança o seu primeiro livro First Light. Em 2007 tornou-se no primeiro fotógrafo do Bangladesh a ser referido como fazendo parte dos 30 fotógrafos emergentes pela Photo District News Magazine (PDN30, EUA).
Em 2009 alcança o almejado título de Travel Photographer of the Year (TPOY2009, GB).

A qualidade, temas e carácter humanitário do seu trabalho levou-o ainda a ser distinguido com o Humanity Photo Award (China, 2009), com uma Menção Honrosa pelo International Photographer of the Year Award (EUA, 2009) e pela UNICEF (3º lugar como Fotógrafo do Ano, Alemanha, 2010).

# Site oficial: www.gmb-akash.com













Survivors ( Black and White )

Titled “Survivors”, depicts the invincibility of human determination to struggle and to survive against all odds.People who live on the edge of society have been a great inspiration to me and my career. The existing social hierarchy has made me realize that those who live at the lowest rung on the economic ladder are t...he true survivors.These people are devoid of even the basic necessities of life, yet they go on breathing and manage to live each day with a smile on their faces.

# Galeria de Fotos: AQUI.

Posted by por AMC on 15:28. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "“Survivors”: exposição fotográfica de Akash"

Leave a reply