|

Islândia vai julgar ex-primeiro-ministro por «negligência», por causa da crise de 2008


Leio na Agência Financeira:
As agências de notação financeira, nomeadamente a Moody's e a Standard & Poor's (S&P), é que estiveram na origem da grave crise financeira mundial que eclodiu em 2008, revela um relatório do Senado norte-americano conhecido esta sexta-feira.
Citado pela Reuters, o documento revela que estas agências foram forçadas a descer a classificação inflacionada que atribuíam a produtos estruturados relacionados com o crédito subprime, ou seja, créditos hipotecários a pessoas com poucos recursos e com elevada probabilidade de incumprimento.
O relatório mostra que as agências continuaram a atribuir notas elevadas (AAA, a melhor de todas) a estes produtos, meses depois de o mercado imobiliário norte-americano ter começado a entrar em colapso. Quando quiseram corrigir o erro, as agências começaram então a baixar o rating de forma abrupta e repetida, a partir de Julho de 2007.

Depois de reafirmar, pela 2ª vez e com igual desassombro, que tenciona responder à crise de uma forma muito diferente da que Grécia, Irlanda e Portugal escolheram, a Islândia trata de dar a sua 2ª lição a todos os que ousaram um dia brincar com os destinos do país e a vida das suas gentes. Tem suspeitas. Têm, aliás, todos os islandeses, desde aquele Outubro negro de 2008. Mas mesmo estando de acordo e sabendo que as suspeitas são fortes, tenciona vê-las esclarecidas com clareza. Não lhe basta lamentar-se pelo desaire e culpar os presumíveis "suspeitos". Quer ver os actos da governação, à época, assumidos em tribunal. Ao formalizar a acusação concede igualmente o direito à defesa. Porque tenciona apurar responsabilidades com seriedade e justiça, de modo a punir sem escapatória, caso se confirme o exercício danoso de um cargo confiado pelo povo.
Houvessem mais países a pedirem a quem os governa que desse conta dos seus actos que talvez a crise servisse para alguma coisa. Quanto mais não fosse para que quem é eleito tomasse posse com a certeza de que o poder que recebe tem reverso. Infelizmente, os vikings vivem muito longe, para trás dos fiordes gelados onde a Europa já mal alcança!...

Posted by por AMC on 17:19. Filed under , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Islândia vai julgar ex-primeiro-ministro por «negligência», por causa da crise de 2008"

Leave a reply