|

Humala confirma presença de brasileiros em campanha e nega relação com o PT

Ollanta Humala e a mulher durante a campnha da 1ª volta. foto: Efe

O candidato à Presidência do Peru Ollanta Humala, da coligação progressista “Ganha Peru”,  confirmou nesta terça-feira (05/04) que dois integrantes ligados ao PT (Partido dos Trabalhadores) estão trabalhando em sua campanha eleitoral. "Luis Favre e Valdemir Garreta estão trabalhando com o comando da campanha. Eu poucas vezes falei diretamente com eles", afirmou Humala segundo a Agência Peruana de Notícias.
O candidato, porém, garantiu que a participação dos petistas em sua assessoria não significa a intromissão de outro governo nas questões internas do Peru. "Não há nada disso, não aceitamos intromissão estrangeira de nenhum país. Não aceitamos isso nem de governos nem de partidos políticos", argumentou Humala, que deixou claro que as contratações de Favre e Garreta foram feitas por meio de uma empresa privada e não através do PT.
Após a confirmação da assessoria brasileira na campanha da coligação, o embaixador do Brasil no país, Jorge d’Escragnolle Taunay Filho, ratificou que seu país não interfere em assuntos internos de outros como princípio básico da política externa do governo.
Nesse sentido, garantiu que desconhece se alguma empresa privada assessora a candidatura de algum candidato no Peru, mas disse que durante disputas eleitorais é comum que os partidos terceirizem serviços de técnicos e especialistas nacionais e internacionais para realizar a assessoria.
"O governo do Brasil não tem conhecimento disso. Quero enfatizar que um princípio básico de nossa política internacional, da política externa, é não interferir em assuntos internos de outros Estados, principalmente dos países tão amigos como o Peru, não participamos, não nos metemos", afirmou.
 
publicado no Opera Mundi

Cf. também:

Posted by por AMC on 11:35. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Humala confirma presença de brasileiros em campanha e nega relação com o PT"

Leave a reply