|

Barack Obama está em directo: comenta o afastamento de Mubarak pelo povo do Egipto


Notas principais do discurso que Barack Obama está neste momento a pronunciar: o povo egípcio fez ouvir a sua voz, avançou o pé adiante em nome daquilo em que acreditava. Mais uma vez, a sua civilização milenar voltou a inspirar o mundo. Não há recuo e o Egipto não voltará a ser o mesmo. A ideia de liberdade ficar-lhe-á para sempre associada. Algo de muito profundo mudou hoje: fez-se história e o mundo assistiu em directo à determinação de um povo em lutar pelas suas legitimas aspirações e direitos colectivos.
Martin Luther King voltou a dar o mote a Obama, que pegou no famoso discurso de 7 de Abril de 1957, proferido na Igreja Baptista da Dexter Avenue, a propósito do nascimento de um novo país africano, o Gana. «There is something in the soul that cries out for freedom», citou Obama.
É possível acompanhar em directo AQUI. Assim que esse vídeo esteja disponível, este post será actualizado. Entretanto, o Alain Fisher está a twittar quase ao minuto, as partes mais emblemáticas do discurso: aqui. Há ainda, a propósito das palavras de Obama, um debate aberto à participação de todos a decorrer no Facebook: aqui.

# Para reler na íntegra: Birth of a New Nation, por Martin Luther King.

Posted by por AMC on 20:04. Filed under , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Barack Obama está em directo: comenta o afastamento de Mubarak pelo povo do Egipto"

Leave a reply