|

Recordando Lula, naquela vitória em 2002



Hoje Lula despede-se do Planalto e deixa de ser presidente do Brasil. Não escreverei muito sobre a ocasião. Algumas surpresas, vários aplausos, algumas críticas e decepções na bagagem, não tenho como não lhe render homenagem. À laia de homenagem fica um trecho do discurso de posse e o famoso jingle 'Lula lá', cantado por Chico Buarque, Gilberto Gil e Djavan, que se tornou-se hino das campanhas do presidente Lula da Silva. Em 2002, quando cheguei ao Brasil, ecoava por cada recanto do país, entoado por gente de todas as idades, credos e classes sociais. Por mais louca que a ideia pudesse então parecer, a verdade é que ao longo dos milhares de quilómetros que percorri, tudo o que se percepcionava fazia suspeitar que não ia dar outro resultado senão Lula. A campanha era vibrante e enérgica, as pessoas festejavam antes das urnas, as multidões estavam por todo o lado, bloqueando o trânsito e entupindo ruas e avenidas com uma alegria e uma convicção comoventes. Falavam com 'um brilhozinho nos olhos' e diziam coisas de esperança e de fé: «se Deus quiser, é Lula lá!», repetiam incansavelmente. Era fácil perceber que não havia a menor hipótese para qualquer dos adversários políticos do sindicalista, do metalúrgico «quase analfabeto», que tantos acusavam de «despreparado» para o cargo. Mas, apesar do que os críticos e comentadores escreviam nos jornais e vaticinavam nas televisões, o facto é que bastava sair de casa para se perceber o quanto as suas previsões andavam pelas laterais da realidade. Qualquer estrada que se atravessasse, qualquer cidade grande ou vilarejo que se visitasse, só dava 'Lula lá'. Impressionante o uníssono transversal do povo, num país tão diverso nas gentes como em tudo o mais!
Aquela campanha e a noite eleitoral de 2002 ficaram gravadas na minha memória como um dos mais arrepiantes momentos colectivos que já presenciei.




Jornal Nacional do dia 01/01/2003 na posse de Lula para o primeiro mandato.


Jingle da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato a presidente da República em 2002 - 2º turno


Luiz Inácio Lula da Silva chorou ao falar da morte de sua primeira mulher, Maria de Lourdes, em 1971, durante entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, repórter especial da Folha e colunista da Folha Online, no programa "É Notícia" da RedeTV!. O presidente se emocionou ao lembrar de que havia levado roupas para o bebê quando foi buscar a mulher, grávida de sete meses. Voltou sem a mulher e sem o filho. Morreram os dois!!! Assistam, tirem suas conclusões e deixe seus comentários.

Posted by por AMC on 16:08. Filed under , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Recordando Lula, naquela vitória em 2002"

Leave a reply