|

E diz Almunia: «Baixar salários é um tipo de competitividade que não é próprio de países europeus»


O comissário europeu da Concorrência, Joaquín Almunía, disse hoje tem que Portugal tem que melhorar a competitividade e a produtividade para reduzir o endividamento do país, devendo acompanhar o processo com medidas de consolidação fiscal.
Portugal “tem de melhorar a competitividade e melhorar a produtividade com base nas melhorias de funcionamento do mercado através da melhor utilização dos recursos humanos e das novas tecnologias”, afirmou Joaquín Almunía na comissão parlamentar dos Assuntos Económicos, Inovação e Energia, em Lisboa.
“Tudo isto deve ser acompanhado de uma política de consolidação fiscal que é indispensável para reduzir os níveis de endividamento”, acrescentou.
O comissário europeu lembrou ainda que, até Abril, todos os países da zona euro têm de apresentar a Bruxelas um programa de estabilidade e acompanhar depois este programa com um plano de crescimento nacional.
Almunia defendeu ainda que a opção de baixar os salários não é a escolha correcta para aumentar a competitividade.
“Baixar salários é um tipo de competitividade que não é próprio de países europeus”, disse ainda o comissário, que participa hoje em Lisboa num congresso sobre concorrência e regulação, onde vai cruzar-se com o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos.

via Agência Lusa

Cf. também:

Posted by por AMC on 12:21. Filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "E diz Almunia: «Baixar salários é um tipo de competitividade que não é próprio de países europeus»"

Leave a reply