|

A propósito do concurso televisivo de descoberta de talentos "Ídolos"...


Nuno Norte, Sérgio Lucas, Filipe Pinto e Sandra Pereira - Sweet child of mine

Esta noite, numa Gala Especial, passaram pela SIC Nuno Norte, Sérgio Lucas, Filipe Pinto e Sandra Pereira, os vencedores por ordem cronológica das 4 edições que o programa Ídolos já conheceu em Portugal.
Vi o programa e, do início ao final, não pude deixar de sentir que faltava alguém naquele palco. Diana Piedade tinha que estar entre os vencedores e qualquer inventário histórico que se venha a fazer da versão portuguesa do programa há-de ressentir-se com a sua ausência. Não para colmatar a falha (o público é soberano e as decisões da produção também!), mas para completar o panorama das extraordinárias vozes que o programa já rendeu a Portugal, fica também ela, numa das interpretações que a revelaram, ao longo da edição do ano passado.


Diana Piedade - Whole lotta love

Na edição deste ano, deu que falar e gerou polémica, o repto constante de alguns elementos do júri para que finalmente o público desse a vitória a uma voz feminina. O apelo já tinha, aliás, surgido na recta final da edição do ano passado. Nessa altura Diana Piedade disputava a final com Filipe Pinto. O público não foi sensível ao argumento do género, mas curvou-se à qualidade dos dois finalistas. Multiplicaram-se as páginas no Facebook e surgiram diversas petições online pedindo à produção do programa que considerasse a hipótese, não prevista pelo regulamento do concurso, de sagrar dois vencedores, única forma de não cometer a injustiça de desperdiçar um dos dois inegáveis talentos que a sorte quis que viessem parar aos castings: Diana e Filipe. Sem sucesso. A produção não cedeu e Filipe levou a melhor numa votação renhida até à Final.
Este ano, o júri voltou à carga pedindo – «para variar a tendência!» – a eleição de uma mulher. O público votou e Sandra Pereira ganhou a 4ª edição. Tem uma boa voz, mas ainda assim visivelmente aquém da de Diana Piedade.Se ambas estivessem em prova, lado a lado, Sandra perderia sempre para Diana. Acontece que não estavam. Concorreram em anos diferentes e Sandra acabou por beneficiar de ter a qualidade de Diana a precedê-la no histórico do programa. Capitalizou a seu favor dois aspectos de peso: por um lado, sim, a insistente 'campanha' do júri; por outro, a consciência pesada do público por ter deixado uma voz como a de Diana Piedade morrer na praia, na última edição.

Última nota sobre o Ídolos, apesar de já sobejamente relevada por muita gente da música, a começar pelo próprio júri: o facto de todos os vencedores terem uma acentuada costela rock, não obstante (e ironicamente) o formato do programa apontar para a descoberta de um 'ídolo' pop.

Clicando no link abaixo, para expansão de texto, ficam ainda quatro interpretações a solo de cada um dos vencedores das diferentes edições. Soma-se, como não podia deixar de ser, um 'remember' das prestações de Diana, a concorrente que afinal não venceu, mas que devia. Por fim, ficam também alguns exemplos dos originais de qualidade que a participação no programa lhes deu oportunidade de produzir depois.É clicar! Para ver e ouvir.

Nuno Norte - Come as you are (Nirvana)



Sérgio Lucas - It´s my life (Bon Jovi):



Filipe Pinto - Alive (Pearl Jam)



Sandra Pereira - You oughta know (Alanis Mourissette)



Diana Piedade - playlist



No que toca a originais, vale a pena conferir, por exemplo, estes dois momentos.

Filipe Pinto - Crua Carne



Nuno Norte - Deixa-te ficar na minha casa



Alinhamento da Gala de Vencedores
Sandra - You oughta know (Alanis Mourissette)
Sandra e Martim - Espectáculo (Clã com Sérgio Godinho)
Nuno Norte - Come as you are (Nirvana)
Nuno Norte - Deixa-te ficar na minha casa
Sérgio Lucas - It´s my life (Bon Jovi)
Sérgio Lucas - Sou um puto
Filipe Pinto - Alive (Pearl Jam)
Filipe Pinto - Crua Carne
Sandra e Martim - One (U2)
Sandra - Englishman in New York (Sting)

# Para assistir na íntegra no Site oficial do programa Ídolos

Posted by por AMC on 23:57. Filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "A propósito do concurso televisivo de descoberta de talentos "Ídolos"..."

Leave a reply