Sócrates gasta 63 mil euros em flores
Leio no Correio da Manhã:
O Estado vai gastar 63 mil euros em flores para o Palácio de São Bento, residência oficial do primeiro-ministro, durante os próximos três anos, o que perfaz uma despesa de 57,5 euros por dia, isto numa altura em que se pede aos portugueses que apertem o cinto devido à crise.
A Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros celebrou um contrato por ajuste directo de fornecimento e manutenção de arranjos de flores para São Bento no passado dia 22 de Janeiro, com a Nada Mais Nada Menos, em Lisboa.
Contactada pelo CM, a proprietária da empresa de arranjos florais, Maria de Brito Subtil, recusou falar sobre este contrato. 'Não estou autorizada nem interessada', afirmou. Uma florista do centro de Lisboa garantiu ao CM, porém, que, com 57 euros por dia, 'já é possível comprar um arranjo floral bem composto'. Uma outra lojista especificou: 'Dá, por exemplo, para comprar cinco molhos de vinte rosas cada e ainda sobra algum dinheiro'.
Fonte do gabinete do primeiro--ministro adiantou ao CM que este serviço é contratado, em grande parte, para fazer face a eventos protocolares. 'Diz respeito a visitas de Estado que exigem esse tipo de preocupação, aqui e em qualquer país do Mundo', afirmou, sem querer entrar em mais pormenores, sustentando que o responsável do gabinete de José Sócrates para este tipo de questões se encontrava fora do País.
Os jardins da residência oficial do primeiro-ministro também obrigam a cuidados, com uma factura anual de 33 950 euros, num contrato adjudicado à Teleflora.
Obras custam 26 mil euros
Em termos de ajustes directos, este ano, a Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros assinou também um contrato com a TMN para prestação de serviços móveis terrestres no valor de 75 mil euros para os próximos dois anos.
Só para o Palácio de São Bento constam ainda a instalação de painéis fotovoltaicos por parte da EDP, com um custo para o erário público em Dezembro de 2008 de 50 mil euros. Há ainda uma série de obras, como a substituição da caixilharia na cave, sistema de rega e melhoramentos na esquadra da PSP que totalizam pouco mais de 26 mil euros.
Ainda dentro do Governo, o Ministério dos Negócios Estrangeiros gastou 756 mil euros em sistema de Corporate TV e gestão de conteúdos multimédia para a rede Consular Portuguesa aos que se somam 627 mil euros para a instalação do sistema de atendimento consular, em trinta consulados.
Posted by por AMC
on 12:04. Filed under
ESPUMAS,
o estado da nação
.
You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0.
Feel free to leave a response